O novo Colectivo Teatral do Algarve já está a preparar primeiro espetáculo

Este é um projeto concebido pela Mákina de Cena

Foto: Martim Santos

A primeira residência de criação do “ColecTA’23 – Colectivo Teatral do Algarve”, uma iniciativa da Mákina de Cena, começou no passado dia 11 de Setembro, em Loulé. 

A residência está a ser dirigida por Nuno Pino Custódio, que irá – ao fim de nove semanas de trabalho, distribuídas por Loulé, Lagos e Lagoa – culminar numa criação teatral que reúne em palco 9 atrizes e atores algarvios, oriundos de diferentes estruturas artísticas da região.

O espetáculo que resultará desse processo de criação tem estreia marcada para o dia 10 de Novembro no Cineteatro Louletano e, em 2024, continuará na estrada, tendo já datas marcadas para Lagoa, Lagos e Faro, cidades coprodutoras do projeto, durante os meses de Fevereiro e Março.

Angelo Lorusso, Carolina Santos, Laura Pereira, Letícia Blanc, Mauro Coelho, Rafaella Ambrozio, Sara Vicente, Tânia Silva e João Tátá Regala integram o elenco internacional desta primeira edição do ColecTA, realizada em parceria com a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, A Fera Teatro, Ar Quente, Artis XXI, Sin-Cera Teatro, Te.Atrito, TEL – Teatro Experimental de Lagos, ETIC Algarve e Casa da Cultura de Loulé.

O ColecTA – Colectivo Teatral do Algarve é um projeto de capacitação profissional de âmbito regional, onde a criação não surge isolada, mas integrando um conjunto de quatro workshops no âmbito das artes performativas (teatro, iluminação, cenografia e figurinos e produção).

Com uma primeira edição, pretende-se que o coletivo cresça, implementado uma atividade criativa cíclica e receptiva a outros participantes, com nova edição prevista para 2025/26.

Este é um projeto concebido pela Mákina de Cena, estrutura louletana financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e pelo Município de Loulé, em coprodução com o Cineteatro Louletano, Auditório Carlos do Carmo de Lagoa, Centro Cultural de Lagos e Teatro das Figuras.

 



Comentários

pub