O ministro do Ambiente visita amanhã, dia 5 de Setembro, captações de água no aquífero Almádena-Odiáxere (Lagos) que estão a ser monitorizadas e participa na apresentação dos projetos de água reutilizada em Vilamoura e na Quinta do Lago.
Acompanhado por Hugo Pires, secretário de Estado do Ambiente, o ministro Duarte Cordeiro começa por visitar, às 11 horas, a captação num grande consumidor agrícola, na área do aquífero de Almádena-Odiáxere, indo depois conhecer o ponto de monitorização da rede piezométrica que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA – ARH Algarve) instalou na zona, no âmbito de um projeto piloto.
À tarde, pelas 15h20, o ministro do Ambiente e da Ação Climática participa na apresentação dos projetos de água reutilizada, proveniente das Estações de Tratamento de Águas Residuais de Vilamoura e da Quinta do Lago.
A sessão terá lugar na própria ETAR de Vilamoura, que será visitada por Duarte Cordeiro e Hugo Pires.
O projeto de reutilização de águas tratadas nesta Estação vai ser lançado até ao final do corrente ano, para estar em funcionamento em finais de 2024 ou inícios de 2025.
Neste caso, a água reutilizada irá regar campos de golfe, os jardins de Vilamoura e ainda o parque desportivo.
No Algarve, já há casos de reutilização de águas residuais tratadas, nomeadamente nos campos de golfe de Castro Marim, como se pode ler aqui.
Comentários