Marrocos/Sismo: Portugal vai enviar avião para retirar portugueses

Anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros

João Cravinho

Portugal vai enviar um avião da Força Aérea para a cidade de Marraquexe, «para retirar os portugueses que queiram regressar» de Marrocos, abalado por um sismo na sexta-feira à noite, comunicou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Entre os portugueses que estão nesta cidade de Marrocos, situada a cerca de 80 quilómetros do local onde ocorreu este forte sismo de magnitude 7.o na escala de Richter (foi sentido no Algarve e em vários outros pontos de Portugal e Espanha), contam-se os presidentes das Câmaras de Albufeira, Loulé e Silves e técnicos das três autarquias, como o Sul Informação deu conta.

Em nota enviada pelo gabinete de informação e imprensa, o ministério informa que os cidadãos portugueses que pretendam regressar ao país devem contactar o Gabinete de Emergência Consular (+351 217929714 / +351 961706472) ou a Embaixada de Portugal em Rabat (+212 674731819).

Segundo a mesma nota, o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, fará um ponto de situação sobre a ajuda de Portugal a Marrocos e sobre os portugueses que estão no território pelas 18h15 de hoje, na sede do MNE, em Lisboa.

Já antes, o MNE tinha informado que os portugueses que contactara em Marrocos “encontram-se bem, não tendo reportado problemas de saúde ou danos materiais substantivos”.

Manifestando “total solidariedade para com as autoridades e população marroquinas”, a diplomacia portuguesa garantiu que está a acompanhar “em permanência” a situação, mantendo contacto “com os cidadãos portugueses no país, em particular na zona do epicentro sísmico”.

O último balanço oficial do terramoto que atingiu Marrocos na sexta-feira à noite subiu para 1.037 mortos e 1.204 feridos, dos quais 721 “em estado crítico”.

De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica de Marrocos, o sismo atingiu a magnitude 7,0 na escala de Richter e ocorreu na região de Marraquexe (norte) às 23h11, a uma profundidade de oito quilómetros.

O epicentro foi na localidade de Ighil, situada a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe.

O forte sismo foi sentido em Portugal e Espanha.

 

 



Comentários

pub