Inscrições para Programa Parlamento dos Jovens decorrem até 25 de Outubro

“Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” é o tema deste ano

Foto: arquivo

As inscrições para o Programa Parlamento dos Jovens 2023/2024 – Ensino Secundário decorrem até 25 de Outubro, foi hoje anunciado. 

Esta edição do programa é lançada pela Assembleia da República, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, Ministério de Educação, Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores, Madeira e Secretarias Regionais que tutelam a educação e a juventude nas regiões autónomas.

O programa será desenvolvido ao longo do ano letivo com as escolas secundárias de todo o país que desejarem participar, culminando com uma sessão nacional, na Assembleia da República, nos dias 27 e 28 de Maio do próximo ano.

O Parlamento dos Jovens tem como objetivos «educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política»; «dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses», «promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões», «incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente», «proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais»; «estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria» e «sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político».

A Direção Regional do Algarve do IPDJ é a entidade parceira deste projeto, na região, para o ensino secundário.

Para o ano letivo 2023/2024, no ensino secundário, é proposto, que os jovens trabalhem o tema “Viver ABRIL na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

Mais informações relativas a este programa e realização de inscrições por parte das escolas interessadas, devem ser feitas aqui.

 



Comentários

pub