CCDR Algarve está a «avaliar e analisar» decisão judicial sobre a Lagoa dos Salgados

Tribunal deu razão à empresa que quer construir um megaempreendimento na Praia Grande, em Silves

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve garante que está a «avaliar e analisar o acórdão do Supremo Tribunal de Administrativo» que poderá colocar em causa a criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados , em conjunto com o Ministério do Ambiente e Ação Climática, com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Silves.

Num acórdão de dia 7 de Setembro, o Supremo Tribunal de Administrativo deu razão à empresa Finalgarve, que pretende construir um megaempreendimento na Praia Grande, em Silves.

Na decisão, o tribunal considerou que houve um diferimento tácito da Declaração de Conformidade Ambiental (DECAPE)  favorável do projeto, porque a resposta da CCDR Algarve a um pedido do promotor, em 2017, foi dada após se terem esgotado os 50 dias úteis exigido por lei para o efeito.

A CCDR emitiu, depois disso, duas decisões de conformidade ambientais desfavoráveis,  em Junho de 2018, que, alega esta entidade, era o que estava em litigância neste processo judicial.

«A Linaria algarviana é uma espécie protegida ao abrigo do anexo II e anexo IV da Diretiva Habitats, apresentando uma categoria de risco de extinção em Portugal de “quase ameaçada”, segundo os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), ao qual o Estado Português se encontra vinculado», descreve a CCDR

«Aproveita-se a oportunidade para referir que desde a decisão de “não conformidade” emitida em 2017, o proponente apresentou diversos relatórios das prospeções efetuadas sobre a distribuição da Linaria algarviana, os quais confirmaram a existência da ocorrência desta espécie no local».

«Em 20 de Janeiro de 2022 foram apresentados novos Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE), relativo ao Projeto de Infraestruturas e do Hotel da UE 1 do PP da Praia Grande tendo sido emitidas Decisão de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE) de sentido “não conforme” em 07/06/2022», concluiu a CCDR do Algarve.

 



Comentários

pub