Autoridades acreditam estar a conseguir afastar traficantes da costa algarvia

Houve mais uma grande apreensão, de cerca de 1,1 toneladas de haxixe

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

Primeiro, foram detetadas três embarcações, sem droga a bordo, mas noutra, que viajava sozinha, havia mais de uma tonelada de haxixe. As autoridades seguiram-lhe o rasto e fizeram mais uma grande apreensão, na noite desta quinta-feira, 31 de Agosto, ao largo do Algarve. A vigilância, que tem aumentado, está a dar cada vez mais frutos. 

Em declarações aos jornalistas no Porto Comercial de Faro, na tarde desta sexta-feira, 1 de Setembro, o comandante Mário Figueiredo considerou que este incremento de ações de combate ao narcotráfico está a ser um sucesso.

«Estamos a conseguir afastá-los da nossa costa. Isso conseguimos dizer com grande grau de certeza. Como resultado da intensificação do controlo que está a ser feito, os fenómenos têm vindo a deslocar-se para Espanha», disse o recém-empossado capitão do Porto de Faro.

Fernando Jordão, diretor da Polícia Judiciária no Sul, também concordou.

«[Atualmente], poderá ser mais difícil descarregar droga em Portugal», considerou.

Em relação a mais esta apreensão (desde o início do ano, já foram apanhadas 31 toneladas de droga ao largo do Algarve), o capitão de mar-e-guerra Mário Figueiredo explicou que faz parte da «”Operação Porta Fechada”, liderada pela Autoridade Marítima Nacional, em colaboração com a Força Aérea e Polícia Judiciária».

 

 

Mário Figueiredo – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

«O meio aéreo fez a deteção inicialmente de três embarcações e depois de uma isolada. Foi logo detetado que estas três não tinham carga ilícita, mas, a que estava isolada, tudo indiciava ter droga a bordo, daí que passou a ser a nossa prioridade», adiantou.

O trabalho deu frutos: a bordo estavam dois homens, de nacionalidades francesa e espanhola, que transportavam 1,1 toneladas de haxixe (41 fardos).

Quanto ao destino da droga, não era conhecido: tanto podia ser Portugal, como Espanha.

«Acho que é um destino de oportunidade», resumiu o capitão do Porto de Faro.

Questionado sobre se estas apreensões se devem só à maior presença da autoridades ou também ao aumento do tráfico, Mário Figueiredo respondeu que há, atualmente, uma «conjugação de esforços no combate às redes internacionais».

 

 

Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

 

«Este é um fenómeno que já tem vários anos, mas, desde o final de 2022, houve uma intensificação no combate a este flagelo. A vigilância sempre houve: eventualmente, agora há uma maior visibilidade e esforço», disse.

De resto, esta estratégia é «para continuar». «Enquanto os resultados forem aparecendo, cá estaremos para fazer o nosso papel», resumiu.

No total, foram detidos seis homens: os dois do barco com droga e mais quatro das outras três embarcações detetadas inicialmente. Têm idades entre os 24 e os 48 anos e nacionalidadades francesa, espanhola e marroquina.

Desses três primeiros barcos, dois deles também acabaram por ser apreendidos, além daquele que transportava a droga.

As medidas de coação ainda não são conhecidas e, segundo Fernando Jordão, também ainda é desconhecida a data do primeiro interrogatório judicial devido à greve de hoje, nos tribunais.

Da parte do diretor da PJ no Sul, veio, ainda assim, uma certeza: a Judiciária «tem agora ainda mais meios para combater estas redes de tráfico».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub