Audio walk, teatro e muita inclusão assinalam fim do projeto “DeVIR na Horta da Areia”

A partir de dia 14 de Outubro

Um audio walk, uma peça de teatro, um colóquio sobre inclusão e o lançamento de uma publicação vão assinalar, entre os dias 14 de Outubro e 9 de Dezembro, o fim do projeto colaborativo “DeVIR na Horta da Areia”, que esta estrutura cultural realizou no bairro social farense.

Este é um projeto que «envolve um grupo de mulheres portuguesas ciganas que vivem no bairro da Horta da Areia e mulheres que frequentam regularmente o CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve», segundo a DeVIR.

No dias 14 e 15 de Outubro acontece o audio walk Travessia, «uma caminhada dividida em sete estações, que compreende uma viagem de barco na Ria Formosa e termina em festa, com um concerto, por um grupo de músicos de etnia cigana».

Esta é uma criação participativa dirigida pelos atores Miguel Ponte, Nuno Preto e Teresa Vaz, «que percorre a cidade de Faro e os contextos dos dois grupos de mulheres envolvidos no projeto».

A 6 de Dezembro, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, realiza-se o colóquio “Inclusão”, «um momento em que se confrontam as expectativas de todos os envolvidos com o que o projeto efetivamente conquistou e com o lastro que poderá deixar. Este é, sobretudo, um momento de partilha com a comunidade e com a cidade sobre o desenrolar destes três anos de trabalho».

Para assinalar final de DeVIR na Horta da Areia, será reposto o espetáculo de teatro “Travessia”, a 9 de Dezembro, no CAPa, Centro de Artes Performativas do Algarve.

Este espetáculo multimédia, encenado por Pedro Alves, é uma criação participativa «com origem em práticas artísticas para a inclusão social, desenvolvida por 23 mulheres», no qual se cruzam o teatro e a dança, o cinema e a música, a literatura e as artes visuais.

Na mesma ocasião será lançada a publicação “DeVIR na Horta da Areia”, «o registo de um percurso de três anos de trabalho, que poderá servir como um instrumento de consulta para quem queira desenvolver projetos colaborativos que cruzem o social e o artístico».

Desenvolvido no âmbito do Programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “la Caixa”, “DeVIR na Horta da Areia” resulta de uma parceria entre a DeVIR, associação de atividades culturais, a Fundação Vítor Reis Morais / Centro Comunitário da Horta da Areia e a Câmara Municipal de Faro.

 

 



Comentários

pub