Aprovados três projetos de museus algarvios através do Programa ProMuseus

Museus de Portimão, Silves e Tavira recebem, no total, perto de 104 mil euros para as suas atividades

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Três projetos dos Museus de Portimão, Arqueológico de Silves e de Tavira foram aprovados na sequência do concurso aberto em 2023 pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus – ProMuseus.

Assim, o Museu de Portimão viu o seu projeto da exposição temporária «Histórias que o rio nos traz», ser apoiado com 42 118,40 euros.

O Museu Municipal de Tavira irá receber 32 956,24 euros para organizar a exposição «Bairros SAAL de Tavira: memória social e arquitetura».

O Museu de Arqueologia de Silves receberá 28 591,23 euros para o seu projeto de renovação cénica de vitrinas e diversificação dos canais de comunicação dos seus conteúdos expositivos.

Segundo nota da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), foram aprovados para financiamento 40 projetos de 40 museus de todo o país.

A presente edição registou um total de 91 candidaturas apresentadas por 70 museus, das quais 83 foram admitidas a concurso.

A DGPC salienta ser «muito positiva a taxa de participação dos Museus RPM (Rede Portuguesa de Museus), que correspondeu a 51 por cento do universo elegível».

Em resultado da avaliação realizada pelo júri do concurso e tendo por referência a dotação financeira definida, de cerca de um milhão de euros, foi aprovado o financiamento de 40 projetos apresentados por 40 museus, num montante global de 1.684.031,33 euros.

A comparticipação da DGPC é de 997.854,31 euros, a atribuir de forma repartida em 2023 (70 por cento) e em 2024 (30 por cento).

O Programa de Apoio ProMuseus destina-se aos museus credenciados na RPM não dependentes da administração central.

É gerido pela DGPC e tem como principais objetivos promover a qualificação dos museus portugueses, contribuir para a preservação do património cultural e melhorar a prestação de serviços ao público.

O concurso aberto este ano apresentou as seguintes áreas de apoio preferenciais: estudo, investigação e exposições; inventário, documentação e digitalização de coleções; acessibilidade e inclusão; capacitação de equipas; parcerias.

Entre 2019 e 2023, foram abertos três concursos do Programa ProMuseus, que registaram a apresentação de 238 candidaturas, 144 projetos apoiados e um valor de investimento total de 2.651.974,10 euros.

 

Clique aqui para conhecer a lista de Museus e projetos aprovados (PDF)

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub