Setembro, mês em que começa o Outono, termina com uma superlua

Lua cheia de dia 29 será ligeiramente maior do que é habitual, tratando-se da última das quatro superluas deste ano

O início deste mês de Setembro será uma boa ocasião para apreciarmos a forma coma a Lua se desloca para leste ao longo do tempo. Enquanto pelas 22h30 da primeira segunda-feira do mês dia 4) o nosso satélite natural irá nascer junto do planeta Júpiter, pelas 23h00 do dia seguinte assistiremos ao nascimento da Lua junto do Sete-Estrelo.

Este último consiste num conjunto de estrelas que se formaram juntas (ao qual se chama aglomerado estelar) que parecem enxamear o dorso da constelação do Touro.

A seu turno, no dia 6 terá lugar o quarto crescente, com a Lua a surgir junto aos chifres da constelação do Touro pouco antes da meia-noite.

No dia 12, a Lua irá atingir o seu apogeu, o ponto da órbita mais afastado da Terra, estando a cerca de 406 mil quilómetros de nós. Aquando desta efeméride, a Lua situar-se-á entre as constelações do Leão e do Caranguejo.

Junto a esta última constelação iremos encontrar Vénus, planeta que por estes dias se apresenta como estrela da manhã.

A lua nova irá ocorrer durante a madrugada de dia 15. Esta fase lunar acontece quando a Lua está na direção do Sol, não permitindo a sua observação.

Assim, só voltaremos a ver a Lua ao início da noite de dia 16, altura em que estará tão próxima da direção do planeta Marte que, na América do Norte, será mesmo possível assistir à passagem Lua em frente deste planeta.

Na noite de dia 17 a observação da Lua será mais fácil, pois esta será vista mais para leste, situando-se junto da estrela Espiga da constelação da Virgem.

No dia 19, o planeta Neptuno estará em oposição, i.e., em posição diametralmente oposta à do Sol, Apesar de esta ser a ocasião em que Neptuno está mais próximo de nós, apresentando o seu lado voltado para nós totalmente iluminado pelo Sol, a sua observação continuará a requerer o uso de um telescópio ou uns bons binóculos.

 

 

No dia 21, comemorar-se-á o vigésimo aniversário do final da missão Galileu, pertencente à agência espacial estadunidense NASA.

Este projeto consistiu no envio de uma sonda espacial (de igual nome) até ao planeta Júpiter, de modo estudar a composição da sua atmosfera, e conhecer melhor as suas luas.

Durante catorze anos, os dados do satélite Galileu permitiram conhecer melhor o vulcanismo da lua joviana Io, apoiaram a possível existência de um oceano por baixo da superfície da lua Europa (apontando para idêntica possibilidade no caso das luas Ganimedes e Calisto), assim como permitiram descobrir um finíssimo sistema de anéis orbitando ao redor de Júpiter.

De modo a evitar uma potencial contaminação das luas jovianas, esta missão terminou com o mergulho da sonda Galileu na atmosfera de Júpiter.

Este planeta e as suas luas continuam na nossa mente, tal é demonstrado pelo recente lançamento da missão europeia JUICE, a qual conta com participação portuguesa.

Um dia depois deste aniversário, a 22 de Setembro, o planeta Mercúrio irá atingir a sua maior elongação (afastamento) para oeste relativamente ao Sol. Esta efeméride dá-nos mais tempo para observar Mercúrio. No entanto, dada a sua posição no céu, será necessário ser-se bastante madrugador.

Neste mesmo dia, terá lugar o quarto crescente, ocorrendo uma hora depois do pôr-do-sol.

Pelas 7h50 de dia 23, o movimento da Terra ao redor do Sol fará com este último seja visto sobre a linha do equador celeste (projeção do equador da Terra na esfera celeste).

No nosso país chamamos a esta efeméride equinócio outonal, pois, a partir deste instante, o hemisfério sul terrestre passa a estar mais iluminado do que o hemisfério norte, dando assim origem ao Outono nesta parte do globo.

Na madrugada de dia 27, a Lua será vista ao lado do planeta Saturno, o qual, por estes dias, se situa junto da constelação do Aquário.

Na madrugada de dia 28, a Lua irá atingir o seu perigeu: o ponto da órbita lunar mais próximo da Terra (distando de nós pouco menos de 360 mil quilómetros).

Por este motivo, a lua cheia de dia 29 será ligeiramente maior do que é habitual, tratando-se da última das quatro superluas deste ano.

Boas observações!

 

Autor: Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e FCTUC)

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub