Recriação do Banho Santo volta à Manta Rota

Recriação histórica do Banho Santo continua a manter viva a tradição, atraindo, ano após ano, centenas de pessoas

O Banho Santo está de volta, no dia 29 de Agosto, a partir das 11h00, à praia da Manta Rota (Vila Real de Santo António), assinalando a data em que São João Baptista foi degolado.

A Corrida e Marcha Passeio de São João da Degola inicia os festejos, com partida marcada para as 9h30, no dia 27 de Agosto, no Largo São João da Degola.

Nesta quinta edição – organizada pela associação A Manta, em parceria com a equipa de Trail Avenida / Campesino e o grupo desportivo Os Morcegos – os atletas vão percorrer um circuito de 10 quilómetros de corrida e de 7 quilómetros de caminhada.

Quanto à recriação histórica do Banho Santo continua a manter viva a tradição, atraindo, ano após ano, centenas de pessoas.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

As celebrações religiosas acontecem ao final do dia, com a missa na capela, em Memória do Martírio de São João Batista (18h30), e com a procissão (19h30).

Micaela é a artista convidada da noite central das comemorações (29 de Agosto), com um concerto (22h30) que culminará com um fogo de artifício, no Largo São João da Degola (24h00).

As festas são organizadas pela associação «A Manta», pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, pela Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela, pela Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e pelo grupo desportivo «Os Morcegos».

 

Programa completo:

29 de Agosto

11h00 – Banho Santo
18h30 – Missa na capela da Manta Rota
19h30 – Procissão em honra de São João Batista
21h00 – Baile com Duo Reflexo
22h30 – Concerto com Micaela
24h00 – Fogo de artifício

 



Comentários

pub