Presidente da APOM visita exposição ao ar livre dos Amigos do Museu de Portimão

Exposição pode ser vista até 17 de Setembro, na zona ribeirinha da cidade

João Neto, presidente da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) visitou esta quarta-feira, dia 16, a exposição ao ar livre da série “Passear pela História”, promovida pelo GAMP – Grupo dos Amigos do Museu de Portimão, que está patente até 17 de Setembro, na Praça Manuel Teixeira Gomes, naquela cidade algarvia.

A acompanhar a visita, esteve Daniel Cartucho, presidente do GAMP, bem como José Gameiro, diretor científico do Museu de Portimão, entre outros membros da direção dos Amigos do Museu.

A mostra foi inaugurada a 29 de Julho, com a presença de dezenas de pessoas, entre as quais colecionadores ou seus familiares dos postais ilustrados antigos, sobre Portimão e a Praia da Rocha, que compõem a exposição.

Graças à coleção do bibliófilo João Tavares, arquivada no Centro de Documentação do Museu de Portimão, a que se associou o colecionador Manuel Mendonça e também António Feu, foi possível ao GAMP reunir um conjunto de postais que recordam e fixam na memória a paisagem urbana e social de Portimão há cerca de cem anos, entre 1900 e 1925.

Pelas imagens apresentadas, nas quais se inclui o primeiro postal ilustrado de Portugal, editado em 1894 por ocasião das Comemorações do V Centenário do Infante D. Henrique, poderão ser percorridos os primórdios da intensa vida marítima, industrial, rural e comercial que moldou Portimão.

Fonseca Dias, Luís Urbano dos Santos, com estúdios fotográficos em Portimão, e Faustino António Martins são, entre outros, os fotógrafos de algumas das imagens dos postais expostos, que, constituíram, ao longo dos tempos, um muito popular e acessível meio de comunicação.

Os primeiros postais ilustrados (não fotográficos) eram impressos tipograficamente através de placa metálica. Este processo técnico, embora mantido e muito usado nos postais comerciais, evoluiria mais tarde para a utilização da ilustração fotográfica, através do processo litográfico e da fototipia, bem como do forte e natural contributo dos numerosos fotógrafos, que, entretanto, surgiram para responder a este novo desafio.

Esta mostra é a sétima edição do projeto de exposições intitulado “Passear pela História”, servindo de convite para a descoberta de algumas das primeiras imagens da antiga Vila Nova de Portimão, através dos primeiros bilhetes postais ilustrados da localidade, tanto ao longo da transição da monarquia para o regime republicano, como da elevação à categoria de cidade, ocorrida em 11 de Dezembro de 1924, por decreto-lei assinado pelo portimonense Manuel Teixeira Gomes, então Presidente da República.

“Passear pela História” é uma proposta bilíngue (português e inglês) de exposições de rua iniciada em 2017, que também procura fortalecer a identidade da comunidade portimonense, ao valorizar a cidade e o concelho enquanto destino cultural e de lazer, proporcionando a residentes e turistas, de modo informal, uma descontraída e inesperada viagem no tempo, sobre diversos aspetos da história singular de Portimão.

É também um convite para descobrir (individualmente ou em grupo), no espaço público de Portimão, a sua história, a singularidades dos lugares, das suas gentes, do seu património e dos principais aspetos que moldaram o seu território e a sua sociedade.

Esta exposição ao ar livre é promovida pelo GAMP, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de Portimão, o Museu e o Município de Portimão.

 

 



Comentários

pub