“Prémio Sustentabilidade” de 2000 euros entregue ao jovem albufeirense José Fernandes

Jovem rumna agora à Universidade do Minho e o dinheiro do prémio vai dar jeito para pagar as propinas

Chama-se José Fernandes e é o vencedor do “Prémio Sustentabilidade”, no valor de 2000 euros, lançado este ano pela primeira vez no âmbito do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, organizado pelo Município de Albufeira em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Algarve e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

A primeira edição do “Prémio Sustentabilidade” foi subordinado ao subtema “Água” e sendo da responsabilidade do Município, foi entregue esta manhã a José Fernandes, aluno da Escola Básica e Secundária de Albufeira, que se fez acompanhar pela mãe e pela professora Isabel Jorge.

José Fernandes apresentou um poema intitulado “Água em sublimação” onde defende um outro olhar para os oceanos, dizendo acreditar que “as artes e, nomeadamente a poesia, podem ajudar a salvar. A poesia ensina a ouvir e é preciso aprender a ouvir a natureza”.

Este agora ex aluno da Secundária de Albufeira ruma, neste próximo ano letivo, para Braga, onde vai iniciar a sua licenciatura em Engenharia Informática, na Universidade do Minho.

 

 

O presidente da Câmara José Carlos Rolo recebeu o jovem no seu gabinete na passada sexta-feira, tendo expressado o seu contentamento pelo sucesso escolar obtido em Albufeira.

“De facto, o tema da água é um dilema plural”, salientou o edil, na sua conversa com o José Gonçalves. O autarca sublinhou que “a sustentabilidade do planeta é da ordem das opções e por isso é que, nesta nona edição do Opto, que é um certame que apoia as opções dos jovens, lançámos este desafio”.

Presente na entrega do prémio esteve também o vice-presidente da autarquia, Cristiano Cabrita, que assume os pelouros do Ambiente e do Empreendedorismo, mas também da Juventude.

O edil deu os seus parabéns ao vencedor e frisou que “os jovens são um valor maior e têm uma visão do mundo à qual é necessário estar-se atento. Albufeira lançou este ano este prémio no âmbito do Opto e esperamos que seja um incentivo à nossa juventude para que se debruce sobre questões fundamentais no âmbito da sustentabilidade. Acredito que no futuro, estes jovens serão a solução de muitos dos nossos questionamentos”.

José Fernandes confidenciou que o prémio lhe será útil para o pagamento de propinas e mostrando-se satisfeito, desejou sucessos ao Prémio Sustentabilidade lançado neste ano pela autarquia de Albufeira.

 

 



Comentários

pub