Construção do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água vai avançar

Obra vai custar 5,2 milhões de euros

A primeira pedra do futuro Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água, em Albufeira, uma obra há muito adiada e que vai motivar um investimento de 5,2 milhões de euros, foi lançada ontem.

Este novo equipamento terá as valências de Creche, Centro de Dia, Estrutura Residencial para Idosos e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e tem capacidade para apoiar um total de 184 utentes.

«A Creche terá capacidade para 42 crianças, enquanto as restantes valências poderão acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em regime de Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário», descreveu a Câmara de Albufeira.

A autarquia salientou que a «relevância do projeto» levou a que o executivo tenha optado por realizar uma cerimónia presencial, «a primeira a ser realizada em Albufeira em fase de desconfinamento da Covid-19», com «um número limitado de convidados, respeitando todas as regras aconselhadas pelas autoridades de Saúde Pública».

Destacando o «enorme simbolismo do momento», José carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, lembrou que esta é uma obra há muito projetada e que «não foi fácil» chegar ao lançamento da primeira pedra.

«A construção do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água era para ter começado em 2007 ou 2008, mas surgiu a crise e tivemos que parar tudo. Depois foi necessário adaptar o projeto à nova legislação que entretanto entrou em vigor, lançar o concurso e hoje, finalmente, estamos aqui a dar início à construção», disse.

 



 

O autarca explicou que o simbolismo passa, também, por dar um sinal à comunidade, aos próprios investidores e a quem nos visita de que «o concelho não para».

«Estas obras promovem a economia local direta e indiretamente, quer pelos empregos que geram, pela aquisição de materiais necessários à construção e pela dinamização dos cafés, restaurantes e alojamentos, entre outros negócios», considerou José Carlos Rolo.

«Um equipamento desta natureza não deve ser visto como uma despesa, mas como um investimento, porque é feito a pensar nas pessoas e a economia social e os investimentos em equipamentos sociais nunca têm preço porque o seu retorno é sempre muito superior», considerou, por seu lado, Paulo Freitas, presidente da Assembleia Municipal.

Além deste investimento, a Câmara de Albufeira está neste momento «a desenvolver o estudo de viabilidade económica com vista ao lançamento do concurso destinado à construção do Lar de Fontainhas e brevemente irá lançar o concurso para o Lar dos Caliços, bem como dois projetos de construção de habitação social em Paderne e Albufeira», segundo a autarquia.

Os investimentos em creches, lares, centros de dia e habitação social, «áreas em que o concelho é bastante carenciado», são vistos como importantes pelo executivo, tendo em vista o «desenvolvimento económico e o bem-estar da população».

 

 

O edifício do Lar, Creche e Centro de Dia de Olhos de Água é composto por dois pisos e está a ser construído num terreno do Município com uma área de 6225 metros quadrados. A área bruta de construção é de 3880 metros quadrados, sendo que o equipamento integra duas áreas distintas: uma destinada exclusivamente a Creche e outra a Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), ambas com entradas independentes.

O equipamento é completado por receção, átrio, gabinete médico e cozinha. O espaço exterior será vedado e organizado em cinco zonas: acesso ao público e área de serviço (fornecimentos, carga e descarga e condicionamento de lixo), estacionamento privado com capacidade para 18 lugares, zona para a Creche, e zona de lazer e convívio para os utentes do Centro de Dia e ERPI.

O espaço irá acolher, ainda, uma pequena uma horta, que poderá funcionar como fonte de abastecimento de produtos frescos à instituição e servir eventuais projetos educativos e de terapia ocupacional. Será também construído um reservatório de águas pluviais, destinado a garantir a rega da horta.

Fotos: Câmara de Albufeira



Comentários

pub