Música e cinema dão vida à Ermida de Guadalupe e à Fortaleza de Sagres

Nos dias 12 e 26 de Agosto

Um recital de canto lírico e acordeão na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe e uma sessão de cinema, do ciclo “Libertar a Memória”, na Fortaleza de Sagres, ambas em Vila do Bispo, são as sugestões da Direção Regional de Cultura do Algarve para os dias 12 e 26 de Agosto, respetivamente.

Para sábado, dia 12, às 17h00, na Ermida de Guadalupe, está agendado um recital de acordeão e canto lírico, com o músico Gonçalo Pescada e a soprano Carla Pontes.

Os músicos vão interpretar obras de compositores como J. S. Bach, Caccini, Gershwin e Astor Piazzolla, incluindo também obras dos compositores portugueses Zeca Afonso, Ferrer Trindade, Frederico Valério e Carlos Paredes.

A entrada é gratuita, sendo necessária reserva prévia através do email [email protected] ou do telemóvel 919518292.

A 26, às 17h30, a Fortaleza de Sagres recebe a terceira sessão do ciclo de cinema “Libertar a Memória”, promovido pelo Cineclube de Faro e curado por Suzano Cista, onde será exibido o filme I Am Not Your Negro (2016, França/EUA, DOC, 1h33min M/12), do realizador Raoul Peck.

Esta sessão pretende assinalar o Dia Internacional em Memória do Tráfico de Escravos e da Sua Abolição (23 de Agosto).

«O documentário do cineasta haitiano Raoul Peck foi realizado a partir do livro inacabado Remember This House, do escritor James Baldwin (1924 – 1987), e retrata os conflitos raciais nos Estados Unidos da América, a partir do assassinato de três dos principais líderes negros da história: Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King», descreve a Direção Regional de Cultura do Algarve.

O ciclo “Libertar a Memória” aborda questões como a (des)colonização, escravatura, segregação social, lugares e identidades, numa pluralidade de perspetivas e visões. Os curadores convidados, embora com percursos pessoais e profissionais diversos, têm em comum a proveniência direta ou familiar de territórios afetados pela colonização e estão ligados entre si pelo estudo, pensamento, cultura e ação em temas de memória e pós-colonialismo e suas consequências ainda presentes. O projeto tem a coordenação artística e a curadoria de Luísa Baptista e a produção técnica de Pedro Mesquita.

Para complementar as exibições, irão estar disponíveis algumas publicações com a curadoria literária da responsabilidade de Marta Lança e do projeto Buala.

A entrada é livre, sujeita a inscrição prévia para o email [email protected].

O ciclo de cinema integra a programação do DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos.

 

 



Comentários

pub