Duo que tentou roubar lancha rápida da GNR ligado às redes internacionais de tráfico de droga

Desde o início de 2023, «a GNR detetou três tentativas de furto de embarcações, tendo sido concretizadas três detenções»

Uma das embarcações de alta velocidade dos traficantes de droga apreendidas pela UCC da GNR

Dois homens de nacionalidade estrangeira, com 23 e 24 anos de idade, foram detidos durante a madrugada de hoje, 7 de Agosto, por tentativa de furto de embarcações de alta velocidade (EAV) no cais de atracação do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António.

Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR diz haver «fortes suspeitas» da relação dos dois detidos «com outras situação análogas, relacionadas com o furto de embarcações em cais pertencentes às forças de segurança».

Desde o início de 2023, «a GNR detetou três tentativas de furto de embarcações, tendo sido concretizadas três detenções».

Ora, salienta, «estas tentativas de furto estão em grande parte relacionadas com a intervenção da UCC no combate às redes de criminalidade internacional de estupefacientes por via marítima e que, desde o início do ano, permitiu proceder à apreensão de seis EAV [dos traficantes] e cerca de cinco toneladas de haxixe».

Nesta caso, «os dois suspeitos, encapuzados, foram detetados pelas 04h00 por militares da Equipa Marítima do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, quando entraram no cais de atracação, contornando a vedação e dirigindo-se no imediato a duas embarcações, utilizadas para patrulhamento e interceção».

Equipados com ferramentas, os dois homens «começaram de imediato a atuar nos motores e canhões de ignição, no sentido de os colocar em funcionamento, com o intuito de furtar os meios marítimos ao serviço da GNR».

No entanto, foram apanhados graças à rápida intercenção dos militares da UCC. Um dos suspeitos ainda tentou fugir a nado, mas acabou por ser apanhado «pouco depois, ainda próximo do cais».

Os dois homens permanecem detidos e serão presentes no Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António.

 



Comentários

pub