Vila do Bispo distribui 163 mil euros pelas Juntas de Freguesias do concelho

Protocolos já foram assinados

A Câmara de Vila do Bispo assinou com as Juntas de Freguesia do concelho protocolos de atribuição de apoios financeiros e logísticos com um valor global de 163 mil euros, no dia 18 de Julho.

Esta verba será repartida pelas quatro Juntas de Freguesia, «com critérios e avaliações acordados entre todas as partes»,  e permitirá que estas autarquias aprofundem «a sua missão de apoio às populações locais».

Daquele montante, cerca de 68 mil euros «foram calculados com base nas regras do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF) e teve em conta critérios como densidade populacional, número de habitantes e a área da Freguesia, promovendo-se desta forma uma maior equidade».

«Assim, a Junta de Freguesia de Barão de São Miguel recebe 9.962,60 euros, a de Budens 17.128,00 euros, a de Sagres 15.683,40 euros e a de Vila do Bispo e Raposeira 25.892,00 euros. Estes valores destinam-se a fazer face às despesas correntes das Freguesias no âmbito das suas competências e atribuições para o ano 2023, atenuando, assim, a insuficiência das verbas atribuídas pela Administração Central, através do Fundo de Equilíbrio Financeiro», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

O valor restante, 95 mil euros, destina-se também a todas as freguesias e será distribuído da seguinte forma: Barão de São Miguel recebe 20 mil euros e as restantes freguesias 25 mil euros cada.

«Estes apoios destinam-se a despesas com atividades/iniciativas que promovam o desenvolvimento local das respetivas freguesias», acrescenta o município.

O protocolo estabelecido define também a atribuição de uma bolsa de contrato emprego-inserção e inserção-mais, incluindo o seguro, subsídio de refeição e de transporte até ao máximo de quatro beneficiários, «de forma a possibilitar às Juntas de Freguesia inserirem pessoas em situação de desemprego e beneficiários de subsídio, diminuindo assim as dificuldades sociais e económicas vividas no concelho».

Também ficou definido que a Câmara Municipal prestará apoio logístico na organização de atividades e eventos promovidos pelas respetivas Juntas de Freguesia.

«Garantir que as atribuições e competências das Juntas de Freguesias sejam asseguradas na sua plenitude, promover a qualidade de vida da população residente nas mesmas, através da atribuição de apoios para impulsionar o seu desenvolvimento económico e social são alguns dos objetivos destes protocolos», concluiu a Câmara de Vila do Bispo.

 

 



Comentários

pub