Vicentina dinamiza 6ª oficina DLBC Rural em Portimão

A 6ª oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), com os temas educação, inclusão e coesão, organizada pela […]

A 6ª oficina sobre o Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), com os temas educação, inclusão e coesão, organizada pela associação Vicentina, decorreu esta quinta-feira, 20 de Julho, na sala de reuniões do Museu de Portimão.

A introdução da sessão foi efetuada por Aura Fraga, secretária da Vicentina, explicando «que a definição dos temas prioritários e dos objetivos da estratégia tem sido um processo contínuo e transversal a todas as sessões».

A iniciativa serviu também para falar do «problema de coesão do território, destacando-se as assimetrias existentes entre a costa sul e o interior, nos concelhos de baixa densidade».

Alguns dos assuntos destacados foram o abandono escolar precoce, a sazonalidade do emprego e a dificuldade de fixação de jovens, o isolamento dos idosos e o crescimento da população estrangeira e consequente aumento da interculturalidade no Algarve, com a necessidade de existir uma inclusão.

A 6ª oficina temática foi a última antes da sessão de assinatura de um protocolo de parceria, que decorre dia 27 de Julho, às 14h30, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, na Câmara de Lagos.

Na reunião estiveram presentes os Parceiros do ADERE 2020 das áreas da Educação, Inclusão e Coesão e os municípios parceiros.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

 



Comentários

pub