Retiro Doutoral em Média-Arte Digital regressa a Loulé

Com apresentações, exposições e palestras

O 10º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital (Retiro DMAD) realiza-se entre os dias 10 e 14 de Julho, no Convento do Espírito Santo, em Loulé.

O evento surge da colaboração entre as Universidades do Algarve e Aberta e, após mais um final de ano letivo, o curso de DMAD volta a juntar todos os seus intervenientes numa semana intensa de trabalhos com apresentações, exposições e palestras que permitirão aos alunos, professores, convidados e, por vezes, ao público em geral, mostrar, interagir e obter um maior conhecimento na área da arte digital.

São cinco dias de programação marcada pelo mundo contemporâneo das artes, do digital, e da tecnologia ao serviço da humanidade, em geral, e das artes, em particular – como reforça o professor Nuno Bicho, vice-reitor da Universidade do Algarve, realçando que «serão cinco dias de uma vivência imersa (e imersiva) de humanismo, criação, cultura e estética que permitirá a todos os intervenientes um salto qualitativo substancial na integração plena no mundo contemporâneo das artes, que nos torna (mais humanos)».

Também a professora Carla Padrel de Oliveira, reitora da Universidade Aberta, felicita todos os participantes no 10.º Retiro DMAD, lembrando que é um evento que «vai ao encontro das necessidades da academia e da sociedade a nível da transdisciplinaridade das diferentes áreas de especialização científica, artística e digital e, simultaneamente, reforçar e fortalecer os laços sociais de uma comunidade de prática virtual característica da educação à distância online».

O artista e investigador do CIAC Pedro Cabral Santo assume a conferência inaugural Motion In Motion: Processos de Criação em imagem em movimento” e os investigadores Mirian Tavares e Pedro Alves da Veiga a de encerramento. Durante toda a semana, os professores do DMAD (Universidade do Algarve e Universidade Aberta) ministram masterclasses e workshops.

Do programa do Retiro DMAD 2023, destacam-se ainda a visita à exposição dos finalistas de Artes Visuais e a visita à Associação Alfaia; sessões sobre Média e Arte Digital com os investigadores Gabriela Borges e Bruno Mendes da Silva, a sessão de Artivismo Digital e a sessão sobre Arte Generativa.

Além disso, será possível assistir à inauguração da exposição “Rizoma” com projetos de média-arte digital, participar na conferência “Animação e Cinema Digital” com o investigador António Costa Valente e na conferência “Som e Música Digitais” com o professor José Alberto Gomes.

Durante a semana do Retiro DMAD decorrem também duas mesas redondas que incidem sobre as temáticas “Processos de Criação” e “Literacia Digital”, bem como a conferência “Critical Digital Humanities”, que se irá debruçar sobre a necessidade de revisão crítica permanente do campo das Humanidades Digitais.

O Retiro DMAD é, de acordo com a organização, «um espaço de reflexão e debate, com forte diálogo com a comunidade regional, nacional e internacional».

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UIDB/04019/2020.

 



Comentários

pub