Preparem os coletes: Ria Formosa recebe lançamento do Ciência Viva no Verão… de caiaque e barco solar

Ciência Viva no Verão escolheu este ano como mote os “Alertas da Natureza”

O programa da Ciência Viva no Verão tem o seu lançamento oficial marcadao para Ria Formosa, na segunda-feira, 31 de julho, com a presença de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Com os convidados, a governante sobe a bordo de um barco solar que irá ao encontro dos participantes de um passeio de caiaque organizado pelo Centro Ciência Viva do Algarve.

Para o lançamento, foi escolhida a atividade “À descoberta da Ria Formosa em caiaque”, na qual os participantes vão conhecer as riquezas e especificidades deste sistema lagunar único e tão importante para uma natureza cada vez mais em alerta.

O barco movido a energia solar da From Here Boats, empresa dedicada à sensibilização e educação ambiental, partirá com os jornalistas e convidados do centro de Faro com o acompanhamento científico de Sara Raposo, coordenadora do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve.

O percurso cruza-se com o dos participantes do passeio em caiaque, orientado pela investigadora Rita Carrasco, também do CIMA.

Em conjunto, as embarcações passarão ao largo do Centro do Ramalhete, estação de aquacultura da Universidade do Algarve.

Para a edição de 2023 do programa, a Ciência Viva no Verão escolheu como mote os “Alertas da Natureza”, uma chamada de atenção para as alterações provocadas pela ação humana no planeta.

A programação com esta temática é comissariada pelos investigadores Maria Amélia Loução, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Universidade de Lisboa, e Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Observar o Sol ou o céu noturno, compreender os ecossistemas dos sapais, florestas e estuários, conhecer a geologia que deu origem à paisagem ou visitar grandes instalações de engenharia são alguns exemplos das atividades promovidas pela Ciência Viva.

No total, são 372 ações distribuídas por 601 datas, que acontecem por todo o território nacional, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

À semelhança de anos anteriores, ao fim de apenas uma hora da abertura das inscrições para o Ciência Viva no Verão contabilizavam-se mais de 3.500 inscritos nas ações.

 

 



Comentários

pub