Pousadas Godinho é o novo capitão do Porto de Portimão

Capitão-de-fragata Rodrigo Gonzalez dos Paços vai cessar funções

O capitão-de-fragata Eduardo Luís Pousadas Godinho vai tomar posse esta quarta-feira, 19 de Julho, às 16h45, como novo capitão do Porto de Portimão e Comandante Local da Polícia Marítima. 

A cerimónia decorrerá nas instalações da Capitania do Porto de Portimão e será presidida pelo contra-almirante José António Vizinha Mirones, subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2º Comandante-geral da Polícia Marítima.

Desde 3 de Outubro de 2019 que o capitão-de-fragata Rodrigo Gonzalez dos Paços era o capitão do Porto de Portimão.

O novo comandante, Pousadas Godinho, nasceu em Lisboa, a 14 de Março de 1976, na freguesia de São Jorge de Arroios, e frequentou o liceu em Torres Vedras, até 1994.

Em Setembro de 1994, alistou-se na Escola Naval, tendo concluído, em 1999, o curso de Marinha. É especializado em Comunicações e concluiu o Curso de Promoção a Oficial Superior em 2011.

Ao longo da sua carreira, desempenhou vários cargos em unidades navais, de onde se salientam o comando da lancha de fiscalização rápida Pégaso e o cargo como Oficial Imediato da lancha de desembarque Bacamarte, entre outros cargos, como oficial de guarnição, nomeadamente nas patrulhas Geba e Cacine.

Em terra, desempenhou funções como chefe de Gabinete de Organização das Comunicações, chefe do Núcleo de Segurança das Comunicações e chefe da Secção de Publicações do Departamento de Comunicações e Sistemas de Informação na Escola de Tecnologias Navais.

Assumiu a chefia do Centro de Comunicações do Comando Operacional dos Açores, entre 2008 e 2010, mais tarde do Centro de Comunicações do Estado-Maior General das Forças Armadas, entre 2011 e 2014, e de chefe do Departamento de Exploração do Centro de Comunicações, de Dados e de Cifra da Marinha, acumulando funções com o cargo de oficial de Comunicações da Força Naval Portuguesa, de 2014 a 2016.

De Setembro de 2016 a Fevereiro de 2018, foi comandante da corveta Jacinto Cândido.

De 2018 a 2022, desempenhou funções de oficial de Operações Navais no Comando Conjunto para as Operações Militares em Oeiras, seguindo-se uma comissão de dois anos no Estado-Maior da Armada, nas divisões de Operações e Planeamento.

 



Comentários

pub