Algarve levou a “sua” Dieta Mediterrânica a Sevilha para «abrir o apetite dos vizinhos espanhóis»

A Câmara de Tavira, desafiada pela CCDR, realizou uma Mostra da Dieta Mediterrânica no Consulado de Portugal em Sevilha

 

Representantes de várias entidades, artesãos e até artistas viajaram do Algarve até Sevilha na quarta-feira, dia 28, para «abrir o apetite aos nossos vizinhos espanhóis» para a Dieta Mediterrânica e a Feira que a celebra, aproveitando para deixar um convite à população local para que se desloque à região algarvia e desfrute da sua gastronomia e cultura.

A Câmara de Tavira, a convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e do Consulado de Portugal em Sevilha, realizou uma Mostra da Dieta Mediterrânica nesta unidade consular, que culminou com um seminário onde se falou de Dieta Mediterrânica, se deu a provar os seus sabores e se mostraram os seus saberes.

Esta “incursão” de Tavira – que é a comunidade representativa da candidatura que culminou no reconhecimento da Dieta Mediterrânica portuguesa como Património Imaterial da Humanidade – a terras sevilhanas visou, acima de tudo, tentar atrair ainda mais espanhóis à região, nomeadamente à Feira da Dieta Mediterrância, que decorrerá entre os dias 7 e 10 de Setembro, nesta cidade.

«Viemos cá deixar o bichinho para termos mais visitantes deste lado da fronteira. Já temos muitos, mas queremos mais», resumiu ao Sul Informação Ana Paula Martins, presidente da Câmara de Tavira, à margem da sessão que teve lugar em Sevilha, no dia 28 de Junho.

«Nós temos sempre artistas espanhóis na programação da Feira da Dieta Mediterrânica. A ideia é, exatamente, que o certame possa ser atrativo também para os nossos vizinhos espanhóis», acrescentou.

Após «o desafio feito pela CCDR do Algarve de virmos aqui fazer esta mostra da Dieta Mediterrânica, entendemos que seria um espaço interessante para apresentarmos a feira e as suas atratividades».

«Nós viemos, originalmente, no dia 8 de Junho e deixámos aqui a exposição itinerante da Dieta Mediterrânica e alguns folhetos sobre Tavira. O projeto TASA deixou a parte do artesanato. Hoje viemos fazer este seminário, para falar um pouco mais da dieta, numa perspetiva mais institucional, mas também trouxemos artesãos, que vão estar a trabalhar ao vivo, bem como acordeão», concluiu Ana Paula Martins.

A ação também contou com uma prova de vinhos, acompanhados por iguarias feitas com produtos locais do Algarve, segundo as regras da Dieta Mediterrânica.

Cláudia Boesch, cônsul de Portugal em Sevilha e a anfitriã da sessão, garantiu ao Sul Informação que o interesse dos espanhóis pelo que se passa do lado de cá da fronteira é grande.

«Os andaluzes, pelo que tenho vindo a perceber, apesar de estar aqui apenas desde Setembro, estão muito abertos a tudo o que diga respeito a Portugal:  adoram o nosso país, a nossa cultura, a comida… são capazes de se deslocar a um sábado para ir almoçar a Portugal. Também gostam de tudo quanto é feira, como a da Dieta Mediterrânica, as que são feitas ali em Vila Real de Santo António (VRSA), a do Contrabando e outras», disse a diplomata portuguesa.

A cônsul mostrou-se disponível em acolher mais ações desta natureza, até porque faz parte das suas competências «promover a marca Portugal e os nossos produtos. Sempre que nos pedem para abrir o consulado para este tipo de iniciativas, nós estamos abertos a fazê-lo».

Na iniciativa da passada quarta-feira estiveram representadas a CCDR, as Direções Regionais de Cultura e de Agricultura e Pescas, a Universidade do Algarve, a In Loco, a Câmara de Tavira e a Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub