Agrupamento de Escolas de Castro Marim tem novo equipamento para crianças com deficiência

Entrega aconteceu esta semana

A Câmara de Castro Marim entregou, esta semana, um elevador elétrico para crianças com multideficiência do Agrupamento de Escolas local.

Este equipamento é «indicado para transferir ou pessoas com deficiência ou com habilidades motoras limitadas em movimento», diz a Câmara, em nota de imprensa.

Em termos da transferência de competências da Educação (desde 2022), esta é uma das muitas matérias que passaram para a esfera dos municípios.

«Estamos naturalmente focados no superior interesse da criança, bem como na estabilidade e melhores condições de trabalho para os trabalhadores, mas não podemos deixar de sublinhar a injustiça que esta transferência de competências traz desde a primeira hora, essencialmente porque o estado nunca garantiu os suportes físicos e financeiros para desenvolver as funções de forma eficaz, imputando às câmaras municipais uma responsabilidade que era do Ministério da Educação», contesta Filomena Sintra, vice-presidente do Município de Castro Marim, que compareceu na entrega do novo equipamento.

O Agrupamento de Escolas de Castro Marim organizou e oferece, de há alguns anos a esta parte, unidades especializadas de apoio à inclusão, nomeadamente uma Unidades de Apoio especializado para alunos com Multideficiência e uma Unidade de Ensino Estruturado para alunos com Perturbações do Espectro do Autismo.

Comentários

pub