80º aniversário da Batalha aérea de Aljezur assinalados com livro, conferência e exposição

Batalha de Aljezur foi um combate aéreo entre aeronaves alemãs e inglesas, ocorrido em 9 de Julho de 1943

O lançamento da 5ª edição, revista e aumentada, do livro “A Batalha de Aljezur – Factos e Histórias da II Guerra Mundial”, uma exposição fotográfica e documental sobre esta batalha, que assinalou ontem 80 anos, bem como uma deslocação aos cemitérios de Aljezur e de Sagres, para homenagear aviadores alemães e britânicos mortos em combate.

Estas são as principais atividades previstas para 15 e 16 de Julho, nas comemorações do 80º aniversário da Batalha de Aljezur, promovidas pela Junta de Freguesia e pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico desta vila da Costa Vicentina.

A Batalha de Aljezur foi um combate aéreo entre aeronaves alemãs e inglesas, ocorrido em 9 de Julho de 1943. Uma das aeronaves, alemã, acabou por cair na zona da Ponta da Atalaia, na costa de Aljezur, tendo os seus tripulantes morrido todos. Os seus corpos estão, desde 1943, sepultados no cemitério de Aljezur.

O lançamento da 5ª edição do livro “A Batalha de Aljezur – Factos e Histórias da II Guerra Mundial, pela Âncora Editora, e cujo autor é José Augusto Rodrigues, vai ter lugar no sábado, 15 de Julho, às 16 horas, no salão da Junta de Freguesia de Aljezur.

Na ocasião, haverá ainda uma conferência sobre a II Guerra Mundial, com dissertações do capitão-de-mar-e-guerra Augusto Alves Salgado e de Carlos Guerreiro, jornalista, bloguista e escritor, autor do livro «Aterrem em Portugal».

A anteceder as duas dissertações, será inaugurada a exposição fotográfica e documental “A Batalha de Aljezur ocorreu há 80 anos”, patente na Junta de Freguesia de Aljezur.

No domingo, dia 16, terá então lugar uma deslocação aos cemitérios de Aljezur e de Sagres para homenagear aviadores alemães e britânicos mortos em combate, seguida de uma visita ao farol do Cabo de S. Vicente.



Comentários

pub