O primeiro papagaio-do-mar recuperado pelo RIAS já foi devolvido à natureza

Ave foi resgatada no início de Maio e estava muito debilitada

O RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, resgatou, recuperou e devolveu à natureza o “seu” primeiro papagaio-do-mar (Fratercula arctica), anunciou o centro sediado na Quinta de Marim, sede do Parque Natural da Ria Formosa.

O primeiro exemplar de papagaio-do-mar alguma vez recuperado pelo RIAS foi resgatado no início de Maio, depois de ter sido encontrado na Ilha Deserta «bastante debilitado, com as penas desgastadas e uma mancha de óleo na barriga».

«Concluído o diagnóstico, demos início ao protocolo estabelecido para aves marinhas emaciadas – um processo que inclui, entre outros, administrações de fluídos (sub-cutâneos, intravenosos e/ou orais) de acordo com o seu estado. Para saber que medidas aplicar, temos sempre em consideração diversos critérios relacionados com o peso e valores sanguíneos», descreve o centro.

«Após todo o stress do resgate e do exame físico, deixámo-lo a descansar durante a noite. Os dias que se seguiram foram focados no protocolo que referimos anteriormente, até que estava forte o suficiente e decidimos experimentar a dar-lhe peixe. Para nossa surpresa, foi com grande apetite que devorou todos os que lhe demos», conta.

Nos dias seguintes, e depois de «já totalmente estabilizado», a ave foi colocada «numa pequena piscina exterior, com acesso a um sítio seco, de forma a recuperar a sua impermeabilidade, tão importante para uma ave marinha. À noite, era recolhido para o interior para não estar susceptível às baixas temperaturas».

«Pouco tempo depois, foi transferido definitivamente para uma instalação exterior, uma piscina maior, ainda com acesso a uma prancha, que lhe foi gradualmente retirada», acrescenta o RIAS.

Foi neste espaço que ficou, «até ser finalmente libertado na zona onde foi resgatado, a Ilha Deserta».

 

 



Comentários

pub