JAT faz balanço «muito positivo» do MOMI e anuncia premiados

De acordo com o JAT, «as expectativas e objetivos fixados foram atingidos»

«A 2ª edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico do Algarve terminou e o balanço não podia ser mais positivo», revela o JAT – Janela Aberta Teatro, que anunciou esta segunda-feira, 19 de Junho, os premiados (uma novidade desta edição). 

O Prémio “Melhor Espetáculo” foi atribuído à companhia argentina Unpoyo Rojo, com o espetáculo com o mesmo nome. Já o Prémio do Público seguiu para o chileno Mimo Tuga, com o espetáculo Con Su Permiso, que arrecadou as pontuações máximas.

De acordo com o JAT, «as expectativas e objetivos fixados foram atingidos, provando uma vez mais o potencial da cidade de Faro e da região em ser palco de um Festival cultural internacional, conseguindo ser já uma referência no panorama dos festivais ligados ao teatro físico».

Esta edição contou com quase 100 artistas e técnicos, oriundos de vários cantos do mundo, desde o Chile, Argentina, Espanha, Eslováquia, Reino Unido, Indonésia, Itália, Suiça e Portugal.

Em nota, a companhia organizadora realça ainda que nesta 2ª edição do MOMI a presença das diretoras artísticas da Mostra Internacional de MIM a Sueca, Espanha, que conta com 32 edições, e do Physical Fest de Liverpool, que apresenta este ano a sua 18ª edição.

A programação do MOMI decorreu na Doca de Faro, no Jardim da Alameda e nas principais salas de Faro, Teatro das Figuras, Teatro
Lethes, Auditório Pedro Ruivo (Conservatório Regional do Algarve Maria Campina) e o Auditório do IPDJ, espaços que, no total, receberam mais de 2000 espectadores, de todas as idades e quadrantes sociais.

No que toca à relação institucional e recetividade da comunidade empresarial, esta 2ª edição contabilizou 44 parcerias institucionais, regionais, nacionais e internacionais, um número que duplica as da 1ª edição e que foram imprescindíveis para garantir a qualidade do evento.

Fotos: Daniel Pina e Francisca Brandão



Comentários

pub