Homenagens, concertos e inaugurações marcam o feriado municipal de Olhão

O feriado municipal de 16 de junho assinala os 215 anos da expulsão das tropas francesas, pelos populares da antiga aldeia de Olhão

A inauguração da estátua do mariscador olhanense e da plataforma elevatória VP-44 dos Bombeiros Sapadores, uma homenagem aos heróis da Restauração de 1808 e ainda os concertos de Cuca Roseta e Micaela são os pontos altos das comemorações do feriado municipal de Olhão, que se assinala amanhã, 16 de Junho.

As comemorações do 16 de Junho têm início às 9h30 com o hastear das bandeiras, em frente aos Paços do Concelho, seguindo-se, meia hora depois, a homenagem aos heróis da Restauração de 1808, em frente à Igreja Matriz de Olhão.

Às 11h30, será inaugurada a estátua do mariscador olhanense, na rotunda da Rua Patrão Joaquim Casaca, e, às 12h00, terá lugar a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade no Auditório Municipal de Olhão.

À tarde, pelas 16h00, outro dos pontos altos será a inauguração da plataforma elevatória VP-44 e o compromisso de honra dos recrutas a sapadores bombeiros, cerimónias que decorrem em frente ao Real Marina Hotel & Spa.

As Festas da Cidade, no entanto, começam já hoje, dia 15 de Junho, com o espetáculo de Micaela, às 22h00, que canta no palco instalado no Jardim Pescador Olhanense, onde às 23h30 haverá um Tributo a Mickael Jackson.

Amanhã, os concertos começam novamente às 22h00, com um espetáculo de Cuca Roseta, enquanto os Bubba Brothers animam o resto da noite.

A fechar as Festas da Cidade, a partir das 22h00 do dia 17, atua a banda Íris, liderada por Domingos Caetano, e, a partir das 23h30, o DJ João Paulo.

As Festas da Cidade de Olhão acolhem ainda, também na baixa da cidade, junto ao Coreto, iniciativas paralelas, organizadas pelo Moto Convívio de Olhão com o apoio do Município. Assim, no palco Coreto, entre as 20h00 e as 22h00, atuam Estrela Maria (15 de junho), Rita Fox Band (16 de junho) e M90 (17 de junho).

O feriado municipal de 16 de junho assinala os 215 anos da expulsão das tropas francesas, pelos populares da antiga aldeia de Olhão.

Em consequência dessa expulsão, um grupo de pescadores partiu no Caíque Bom Sucesso rumo ao Brasil, com o objetivo de avisar o rei da derrota dos invasores.

Assim, o monarca, em sinal de agradecimento, decretou que a aldeia passasse a vila, dando-lhe o título de Olhão da Restauração.

 

 



Comentários

pub