Albufeira propõe percursos “Era uma vez uma praia…” para conhecer geodiversidade

Dinamizados em parceria com a empresa especializada GeoWalks & Talks

Os percursos interpretativos “Era uma vez uma praia…” vão ter lugar em três áreas do litoral do concelho de Albufeira: Praia da Galé/Praia do Castelo, Praia dos Arrifes e Praia de Olhos d’Água, durante os meses de Junho, Julho e Setembro, anunciou a Câmara Municipal albufeirense.

Dinamizados em parceria com a empresa especializada GeoWalks & Talks, estes percursos integram-se nas atividades de Educação Ambiental sobre a temática da diversidade geológica, que o Município de Albufeira organizou para este Verão, dando cumprimento ao programa Bandeira Azul, que elegeu como mote a Geodiversidade.

Estes percursos pedestres interpretativos servem para dar a conhecer diversos aspetos no âmbito da geodiversidade dos locais a visitar, nomeadamente a história geológica gravada nas rochas e nos fósseis existentes e compreender as evidências geológicas encontradas na superfície terrestre, com vista a melhor entender os atuais e os futuros desafios ligados às alterações climáticas.

As atividades têm início no próximo domingo, dia 18 de Junho, com a realização de dois percursos pedestres interpretativos, um na Praia de Olhos de Água, com a duração de duas horas, ao longo de dois quilómetros, e outro na Praia dos Arrifes, com a duração de três horas ao longo de três quilómetros. Ambos começam às 9h00.

Os percursos são acompanhados por guias com formação específica na área da geologia e estão classificados como de dificuldade fácil. Cada atividade comporta um número máximo de 15 participantes, que devem ter a idade mínima de 15 anos.

Se não se inscreveu, ainda vai a tempo. Garanta a sua participação fazendo inscrição prévia (obrigatória) clicando aqui ou acedendo ao formulário através do código QR disponível no cartaz, enviando-o devidamente preenchido para o email: [email protected]

“Explorando a geodiversidade da Praia dos Olhos de Água” é um percurso que proporciona aos participantes um olhar mais atento aos “olheiros” de água doce e às espécies existentes a nível rochas e de fósseis com cerca de 15 milhões de anos, que ali podem ser encontrados. Estes fósseis são parte integrante da geodiversidade e um importante testemunho da dinâmica do nosso planeta.

O percurso “À descoberta da geodiversidade da Praia dos Arrifes” percorre vários trilhos nas imediações da praia. Ao chegar aos Arrifes, destacam-se os rochedos que sobressaem do mar. Um olhar sobre a arriba permite-nos ver várias camadas de rochas numa posição vertical que fazem lembrar livros arrumados numa prateleira.
O primeiro percurso repete-se no dia 3 de Setembro e o segundo, uns dias depois, a 10 de Setembro.

A 23 de Julho e depois a 17 de Setembro, realiza-se o último percurso “Testemunhos das variações ao nível do mar em Albufeira”, com duração de três horas ao longo de cinco quilómetros.

Trata-se de um percurso interpretativo entre a Praia do Castelo e a Praia da Galé. Os caminhantes irão descobrir a geodiversidade do local através da observação de fósseis que indicam os paleoambientes de há cerca de 15 milhões de anos, bem como plataformas de abrasão que testemunham a posição relativa do nível do mar nos últimos milhares de anos. Ponto de encontro às 9h00, na Praia do Castelo.

 

 



Comentários

pub