Há um festival que mostra como o Algarve é bonito através do turismo criativo

O Handsome Festival resulta do projeto “Algarve Craft & Food”

Foto: Algarve Craft & Food

Mostrar «a beleza do Algarve», ao mesmo tempo que se dá a oportunidade aos participantes de “pôr a mão na massa”, são dois grandes objetivos do Festival Internacional de Turismo Criativo do Algarve, ou Handsome Festival, cuja primeira edição vai decorrer entre os dias 21 e 24 de Junho em diferentes pontos da região.

O evento, organizado no âmbito do projeto “Algarve Craft & Food”, dinamizado em parceria pela Região Turismo do Algarve, a Tertúlia Algarvia e a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, quer «dar a conhecer uma forma mais ativa de contactar com a cultural local», através de um programa que inclui workshops de artesanato, experiências gastronómicas, conversas criativas, exposições e encontros Business to Business (B2B).

A associação ao evento da palavra inglesa handsome, que significa bonito, deve-se ao facto desta palavra «remeter para a ideia de mãos na massa (hands on). É assim o turismo criativo. Uma maneira de promover o que cada cultura tem de maravilhoso nas suas expressões identitárias e que os turistas podem experienciar ativamente», segundo os organizadores do evento.

Quem participar nos workshops de artesanato e nas experiências gastronómicas proporcionadas pelo festival, terá a oportunidade de conhecer «saberes e sabores do Algarve» e de aprender, «entre outros, a fazer o milenar doce fino, a modelar uma taça em forma de flor de amendoeira ou ter uma iniciação ao corte do presunto».

Além dos workshops nos ateliers de artesãos e experiências gastronómicas em restaurantes, quintas, adegas e doçarias, a programação inclui uma tarde de oficinas abertas ao público a decorrer no Museu Regional de Faro, conversas e apresentações sobre turismo criativo, sessões de networking entre profissionais do setor e uma exposição de peças de design e artesanato.

Toda esta oferta pode ser conhecida com detalhe no site do evento.

 

 

A abertura do Festival acontece no dia 21 de Junho no Centro Educativo Cerro do Ouro (Albufeira) com a apresentação do Projeto “Algarve Craft & Food” e é animado com uma “Roda de Entrelaçados”, «um momento participativo envolvendo vários mestres artesãos das técnicas de entrelaçados vegetais do Algarve».

Nessa ocasião, acontece a primeira conversa criativa, dedicada ao tema “Território, Cultura e Turismo de Experiências”.

Nos dias 22 e 23 de Junho decorrem, no total, 12 workshops com artesãos e produtores agroalimentares em várias localidades dos concelhos de Alcoutim, Silves, Faro e Loulé, havendo lugares reservados para inscrição do público geral.

A segunda conversa criativa vai lançar “Perspetivas para o Turismo Cultural e Criativo no Algarve” e acontece no dia 22 de Junho em Loulé. No dia seguinte, a 23 de Junho, o Museu Regional de Faro irá acolher o evento de encerramento do projeto “Algarve Craft & Food”.

Foi, de resto, este projeto que inspirou o Handsome Festival.

«Um dos resultados deste projeto é um catálogo de programas de turismo criativo que possibilitam aos visitantes da região, nacionais e estrangeiros, conhecer de forma experiencial o valiosíssimo património histórico e cultural, relacionado com ao artesanato e gastronomia da região», enquadra a organização do certame.

«Os programas de turismo criativo do catálogo são agora apresentados – e experimentados -, em primeira mão no Handsome Festival, na estreia de um evento que a sua promotora, a QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, pretende voltar a editar pela importância que assume na promoção de um tipo de turismo social e ambientalmente responsável que otimiza e valoriza os recursos da região», acrescentam.

A entrada nas atividades do festival é livre, mas sujeita à lotação de lugares disponível. O programa completo será apresentado em breve.

O projeto “Algarve Craft&Food” é uma iniciativa promovida pela Região de Turismo do Algarve em parceria com a Tertúlia Algarvia e a Cooperativa QRER, financiada ao abrigo do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, contando ainda com o apoio e colaboração do aspirante Geoparque Algarvensis.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub