Festival Fusos vai ter «muitos espetáculos para surpreender o público» em Alte

Entre os dias 2 e 4 de Junho

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (arquivo)

Música, teatro, sonoplastia, dança, poesia, pintura, literatura e rádio cruzam-se no palco do Fusos – Festival de Fusões Artísticas, que vai ter «muitos espetáculos para surpreender o público» em Alte, entre 2 e 4 de Junho. 

«Esta é a 6º edição de um Festival que está cada vez mais consolidado, com um formato muito coerente e uma estrutura que funciona lindamente», diz Carlos Norton, diretor artístico do festival, ao Sul Informação.

De acordo com um dos impulsionadores deste formato, nesta edição há a destacar o concerto de inauguração com Argonautus Ensemble e Carla Pontes (Música / Luz), e, principalmente, o concerto de Teresa Salgueiro, a mítica cantora dos Madredeus, marcado para sexta-feira, dia 2, onde a fusão com a tecnologia permitirá ao público estar virtualmente ao lado da cantora durante o concerto através da utilização de uns óculos 3D.

Como todos os anos, o objetivo é trazer novidades, para que o público se «surpreenda».

No sábado, decorrerá a estreia de “O Fabuloso Destino de Amália” (um título que brinca com o nome de um famoso filme francês do início do século XXI), uma radionovela, que cruza rádio com teatro e música, e, de acordo com Carlos Norton, será também um dos grandes momentos do Festival.

 

 

Invocando a infância de Amália Rodrigues, com texto do jornalista António Pires, este espetáculo conta, em palco, com Carla Pires, Luanda Cozetti, Raquel Bulha, Carla Pontes, Luís Pucarinho, Jorge Benvinda e Txibra: músicos de vários universos musicais que se juntam para dar voz às personagens que ajudam a Amália criança a tornar-se no grande ícone mundial.

Por fim, no domingo, dia 4, quem visitar Alte poderá realizar um percurso pedestre com música, antes de assistir ao concerto d’O Gajo (um projeto que nasce em Lisboa, em 2016, pelas mãos de João Morais).

«O João pegou na viola campaniça e deu-lhe um formato completamente diferente», explica Carlos Norton, convidando todos a assistir a este espetáculo marcado para as 18h20.

Este ano, o Festival Fusos espera receber uma vez mais as centenas de pessoas que se deslocam a Alte para viver esta experiência.

«O Festival é uma aposta para a própria aldeia, mas o que temos notado é que, ano após ano, há cada vez mais pessoas a visitar e muito público que acaba por se fidelizar», reforça Carlos Norton.

O Fusos é um festival organizado pela Junta de Freguesia de Alte e Câmara Municipal de Loulé e tem entrada gratuita.

 

 

Programa

Dia 2 Junho

21h30: Inauguração na Bandeira por Argonautus Ensemble + Carla Pontes (música / luz)
21h50: Percurso sonoro “Caminhos de terra” (sonoplastia / paisagem)
22h15: Teresa Salgueiro (música / tecnologia)
23h30: B. One DJ set

Dia 3 Junho

14h30: Biblioteca Extravagante (teatro / literatura)
15h20: Ghazal – Poesia e Música da Rota da Seda (poesia / música)
16h15: Jordão (música / sonoplastia)
17h00: São + Que Irmãs (dança performativa / música)
18h20: Orquestra de Alte (música / serviço educativo)
18h45: Maestro de Água – Saucejas (Letónia) (música / paisagem)
21h30: Asas de Sonho (música / dança / pintura)
21h50: Percurso sonoro "Caminhos de terra" (sonoplastia / paisagem)
22h00: O Fabuloso Destino de Amália (teatro / rádio / música)
23h30: PIXSOM (imagem / som)

Dia 4 Junho

10h00: percurso pedestre pela Ribeira de Alte (paisagem / música)
14h30: Alte e Siga o Baile – Danças tradicionais de Alte
16h00: Saucejas – Oficina de danças tradicionais da Letónia
17h30: Fusada com Capoeira Alegria e Bem Estar
18h20: O Gajo

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub