Implementação do sistema de videovigilância em Faro vai avançar

32 câmaras vão ser instaladas em vários pontos da cidade, nomeadamente na baixa e nos principais eixos rodoviários

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação (arquivo)

A ampliação da rede de fibra ótica e instalação do sistema de videovigilância na cidade de Faro vai avançar após o Município ter adjudicado a empreitada, no passado dia 24 de Março, à sociedade Soltráfego – Soluções de Trânsito, Estacionamento e Comunicações. 

Ao todo, o Município vai investir um valor de 448.420 euros, acrescido de IVA, para preparar a infraestrutura de suporte e implementar este
sistema que vai permitir instalar 32 câmaras em vários pontos da cidade, nomeadamente na baixa e nos principais eixos rodoviários.

Após a sua instalação, este sistema, cuja implementação obteve parecer positivo da Comissão Nacional de Proteção de Dados, vai funcionar ininterruptamente, 24 horas por dia, em todos os dias por semana, sendo operado pela PSP, permitindo a captação e gravação de som, sempre que se verifique uma situação de perigo concreto para a segurança de pessoas e bens.

Para Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, a adjudicação deste contrato «é o resultado de um longo trabalho realizado em estreita colaboração com a PSP, que operacionalizará este sistema de videovigilância em locais nevrálgicos da cidade, o que vai permitir reforçar o sentimento de segurança entre os residentes e os cada vez mais visitantes da nossa cidade e concelho».

Em Novembro do ano passado, em entrevista ao Sul Informação no âmbito de uma reportagem sobre Bairro Ribeirinho, o autarca explicou que o concurso para colocar videovigilância em Faro já tinha sido lançado, mas ficou deserto.

Agora, a empresa à qual foi adjudicada a empreitada tem 150 dias para a realizar.

 



Comentários

pub