Imagina-se a apanhar um drone para a praia? Vai poder fazê-lo no Algarve em 2030

Será a primeira região do mundo a ter este serviço

O Algarve vai ser a primeira região do mundo a ter um sistema de transporte público totalmente baseado em drones, já a partir de 2030, graças a um investimento anunciado esta sexta-feira, em Faro.

Com o DroneBus, os habitantes e os turistas do Algarve vão poder deslocar-se entre as diferentes cidades e praias da região usando drones elétricos e autónomos, que terão capacidade para transportar até quatro pessoas por viagem.

O sistema será gerido por uma aplicação móvel, que permitirá aos utilizadores reservar e pagar as suas viagens com antecedência.

O DroneBus entra no mercado com a promessa de ser «um meio de transporte rápido, seguro, ecológico e económico, que irá revolucionar a mobilidade no Algarve», segundo a LusoDrone, empresa que vai promover o projeto e que já tem experiência na utilização de drones para fins comerciais e recreativos.

O DroneBus tem um investimento previsto de 500 milhões de euros e conta com o apoio do Governo Português e da União Europeia.

O presidente da DronePortugal, Pedro Costa, afirmou que este é um projeto «futurista e pioneiro», que irá colocar o Algarve na vanguarda da tecnologia e do transporte mundial.

«Para garantir a segurança e a eficiência do sistema, os drones serão equipados com sensores, câmaras e sistemas de comunicação avançados, que permitirão evitar colisões, monitorizar o tráfego aéreo e comunicar com os passageiros e os operadores», explicou.

Os drones também «terão baterias recarregáveis e painéis solares, que lhes permitirão reduzir o consumo de energia e as emissões de carbono», bem como «uma autonomia de cerca de 100 quilómetros e uma velocidade máxima de 150 quilómetros por hora».

Estas máquinas voadoras vão aterrar e descolar de plataformas especiais, que serão instaladas em locais estratégicos do Algarve, «como aeroportos, estações de comboio, centros comerciais e hotéis».

A empresa promotora do DroneBus revela, ainda, que «haverá drones individuais, familiares, executivos e até temáticos, decorados com motivos alusivos ao Algarve, como o mar, o sol ou o golfe».

O preço das viagens variará consoante a distância, o horário e o tipo de drone escolhido. O DroneBus espera transportar cerca de um milhão de passageiros por ano e gerar cerca de 1000 postos de trabalho diretos e indiretos no Algarve.

 

NOTA: Esta foi a brincadeira de 1 de Abril do Sul Informação.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub