Programa Allgarve recebe “upgrade” e regressa em 2020

Os que desconfiaram e acharam que era brincadeira de 1 de Abril, acertaram

O regresso do programa Allgarve saiu da imaginação dos jornalistas do Sul Informação. Obrigado a todos os que entraram na brincadeira e pedimos desculpa aos acreditaram.

O programa Allgarve vai voltar em 2020 com uma fórmula renovada. O Allgarve 2.0, que se vai dirigir principalmente ao mercado britânico, para tentar atenuar os efeitos do Brexit, vai apostar na forte promoção de eventos que já existem no Algarve, dando-lhes uma “roupagem” mais do agrado dos súbditos de Sua Majestade.

Fonte da Secretaria de Estado do Turismo disse ao Sul Informação, esta segunda-feira, 1 de Abril, que esta será uma das medidas incluídas no Plano de Contingência para o Brexit, que poderá acontecer, numa versão sem acordo já a 12 de Abril.

Mas como será este Allgarve 2.0? Segundo a mesma fonte, a ideia é «misturar o conceito do Allgarve com o 365 Algarve, que tão bons resultados está a ter. Na prática, vamos apostar na promoção de eventos, que já se realizam no Algarve, junto do mercado britânico. Foi criada uma linha de apoio, de 76 milhões de euros, para que os promotores desses eventos, sejam associações ou municípios, possam financiar-se para fazer ligeiras alterações no conceito, traduzir o nome, ou para contratar artistas que possam atrair público estrangeiro».

 

Festa da Chouriça irá chamar-se Sausage Party

No caso de Loulé, por exemplo, está a ser preparada a “internacionalização” da Festa da Mãe Soberana. Neste caso, dado o cariz religioso do evento, não está em causa a contratação de artistas, mas sim a tradução do nome. Almighty Momma Party é uma das hipóteses em equação, sabe o nosso jornal.

Já em Querença, a Festa da Chouriça deverá passar a chamar-se Sausage Party. Um nome que, apesar de não gerar consenso devido a uma possível interpretação “maldosa”, está a ser visto como uma oportunidade, tendo em conta o cariz popular do evento.

No caso de Monchique, a Feira dos Enchidos 2020, que também poderá adotar uma designação em inglês semelhante (Sausage Fair 2020), aproveitará a linha de apoio não só para o cartaz musical, mas também para apostar num novo nicho de mercado muito popular entre os ingleses: o bacon.

Um produtor de enchidos revelou ao Sul Informação que «sugeriram que começássemos a produzir bacon tendo em conta o os ingleses que aí vêm. Se for para vender, eu não me importo. Já pesquisei como eles fazem o bacon lá e não é difícil. Com os nossos porquinhos daqui, será um produto de grande qualidade».

No que diz respeito ao cartaz musical, Monchique quer fazer um “brilharete”, uma vez que já entrou em contacto com o manager das Spice Girls. A girls band voltou a reunir-se este ano para uma tour mundial e poderá incluir Monchique no calendário para 2020.

A organização da feira conta com um aliado de peso neste processo. David Cameron, ex-primeiro ministro britânico, passa regularmente férias em Monchique, é fã do grupo, e está a ajudar nas negociações.

Em Portimão, a Festa da Sardinha, que passará a chamar-se Sardine Fest, não terá grandes alterações no conceito, sendo que, sabe o Sul Informação, o cartaz poderá incluir nomes como Harry Styles ou Jamiroquai.

Estes eventos são aqueles cujos processos de candidatura à linha de apoio já deram entrada, sendo que a concretização de algumas das ideias para os eventos e para a contratação de artistas está dependente do montante disponível. Além disso, o período de candidaturas está aberto até ao final do mês de Abril e haverá mais propostas submetidas.

O Sul Informação apurou que a organização da Festa da Ria Formosa, em Faro, também está a ponderar aderir ao Allgarve 2.0. No entanto, o nome do evento não está a gerar consenso. Pretty River Party pode ser uma solução.

Em Alcoutim, o Festival do Contrabando, que deverá chamar-se Smuggling Festival, também será alvo de candidatura, tal como a Feira da Praia (Beach Fair), de Vila Real de Santo António, o Festival do Marisco (Seafood Fest), de Olhão, a Mostra Silves Capital da Laranja (Silves Orange Capital Show), a Noite Black and White (Black and White Night), de Carvoeiro, o Festival do Perceve (Understand Festival), de Vila do Bispo, ou o Festival da Batata Doce (Sweet Potato Festival), de Aljezur.

 

Comentários

pub