Albufeira dedica mês de Abril à educação e formação com várias atividades

Desde workshops de tapeçaria ao ensino da construção de um CV

Albufeira vai dedicar o mês de Abril à Educação e à Formação com eventos que vão desde workshops de tapeçaria ao ensino da construção de um CV. 

De 12 a 14 de Abril, a sala de formação das Piscinas Municipais acolhe o Workshop “Preparar o Futuro”. De 26 a 28, o Pavilhão Desportivo de
Albufeira recebe a IX edição do OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve e no 29 de Abril realiza-se o Workshop Criativo: Tapeçaria Decorativa em Tear de Moldura, a decorrer nas instalações do Centro de Artes e Ofícios, na baixa de Albufeira.

José Carlos Rolo sublinha que «estamos sempre a tempo de aprender e que atualmente a formação contínua é cada vez mais importante no percurso profissional e pessoal de todos nós».

«No Ano Europeu das Competências, faz todo o sentido praticar a aprendizagem ao longo da vida e apostar na adaptação às novas exigências e necessidades do mercado de trabalho. Por outro lado, é cada vez mais importante que os jovens desenvolvam as competências adequadas com vista a preparem o seu futuro académico e profissional», destaca Cristiano Cabrita, vice-presidente da autarquia, responsável pelo pelouro da Juventude e Empreendedorismo.

Conscientes desta realidade, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira e o projeto Geração CLDS-4g, o Município de Albufeira, através do GAJ-Gabinete de Apoio à Juventude, desenvolveu o Workshop “Preparar o Futuro”, a decorrer nos dias 12 (quarta-
feira) e 14 (sexta-feira) de Abril, das 9h30 às 13h00, na sala de Formação das Piscinas Municipais de Albufeira.

A iniciativa tem por objetivo preparar os jovens com vista à transição para a vida profissional: “Como construir um CV”; “Como se preparar para uma entrevista” e “Quem sou eu?” são os temas a abordar.

Há duas sessões dirigidas a diferentes escalões etários. No dia 12, a sessão destina-se a jovens dos 16 aos 18 anos e no dia 14 a jovens dos 19 aos 21 anos.

O Workshop é gratuito mas requer inscrição prévia junto do GAJ.

De 26 a 28 de Abril, o Pavilhão Desportivo de Albufeira volta a receber o OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve, o maior evento do género a sul do Tejo, que visa a apoiar as decisões familiares no âmbito do percurso escolar, académico e profissional, dos jovens estudantes.

O certame acolhe representantes do ensino superior, ensino secundário e profissional, línguas, mobility e study abroad, bem como outras entidades, incluindo as militares e de socorro.

Este ano, a grande novidade consiste no Prémio Sustentabilidade, que tem por objetivo «distinguir, promover e premiar os estudantes com os melhores projetos no âmbito da Sustentabilidade, incentivando à divulgação de novos talentos do concelho de Albufeira», refere a autarquia.

Segue-se a 29 de Abril, das 10h00 às 13h30, o Workshop Criativo: Tapeçaria Decorativa em Tear de Moldura, a decorrer no Centro de Artes e
Ofícios de Albufeira (a inaugurar no dia 25 de Abril), na baixa de Albufeira.

A formadora Susana Mendez vai ensinar as técnicas básicas para criação de uma pequena tapeçaria decorativa, usando o tear.

Os participantes irão aprender a montar a teia, conhecer os diferentes fios, a estrutura básica da tapeçaria, alguns pontos de adorno e a fazer os acabamentos.

Serão ainda disponibilizados teares de moldura a todos os participantes para utilização durante o Workshop, bem como um manual para consulta com a descrição do projeto e algumas informações adicionais.

A inscrição tem um valor de 50 euros (com o material incluído), não sendo necessária experiência prévia.

Os interessados devem fazer a sua inscrição através do email [email protected].



Comentários

pub