Presidente da União das Misericórdias fez visita «muito proveitosa» ao Algarve

«A visita permitiu ver in loco os problemas, as ambições, os projetos e as dificuldades» que estas instituições enfrentam

Uma visita «muito proveitosa» e que Manuel de Lemos terminou já com vontade de voltar. O presidente do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas esteve, nos dias 26 e 27 de Fevereiro, no Algarve, e promete regressar brevemente.

No seu périplo pela região, Manuel de Lemos passou pelas Misericórdias de Lagoa, Mexilhoeira Grande, Monchique, Tavira, São Brás de Alportel e também Boliqueime.

Em Lagoa, por exemplo, o responsável conheceu o projeto de requalificação do antigo Hospital, enquanto em Monchique assistiu à tomada de posse dos novos órgãos sociais até 2027.

Foram dois dias ricos, dos quais o presidente do Secretariado Nacional saiu com «caminhos e pistas para desenvolvermos no futuro».

«A visita permitiu ver in loco os problemas, as ambições, os projetos e as dificuldades» que estas instituições enfrentam, segundo o responsável.

«As preocupações variam até porque há projetos mais de fundo que se estendem no tempo. Vimos Misericórdias com projetos que estão no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), mas que estão em fase de espera porque ficaram na fase de overbooking, mas também estivemos em Tavira a ver o trabalho na parte cultural, na recuperação da Igreja da Misericórdia», disse aos jornalistas, no final deste périplo regional.

A visitas incluíram também uma reunião com Margarida Flores, presidente do Centro Distrital da Segurança Social, onde foi feito um balanço da cooperação entre as duas entidades.

Manuel de Lemos destacou também o facto de a reunião do Secretariado Regional, que aconteceu em Monchique no dia 27, ter tido uma forte adesão: das 23 Misericórdias algarvias só uma faltou.

«Senti uma união muito quente e isso é muito importante. Estamos conscientes de que vivemos tempos de grande dificuldade, com a inflação, mas a nossa força de ajudar quem precisa é mais forte do que isso», garantiu.

«A maneira e a alegria com que estiveram e a transparência com que colocaram as suas preocupações é algo que retenho», acrescentou Manuel de Lemos.

Nesta visita, o presidente do Secretariado Nacional também esteve reunido com Patrícia Seromenho, provedora da Misericórdia de Albufeira, mas também com a Santa Casa de Boliqueime, que esteve a braços com uma polémica devido à alegada negligência de um funcionário no tratamento a uma idosa.

Face a isso, o líder do Secretariado Nacional garantiu que se vai «tentar perceber» porque é que este caso aconteceu.

Para Armindo Vicente, presidente do Secretariado Regional da União das Misericórdias Portuguesas, ter a visita de Manuel de Lemos ao Algarve foi «uma alegria redobrada».

«É alguém que acompanha muito de perto os temas e as preocupações, mas não é todos os dias que recebemos o presidente da União das Misericórdias cá no Algarve», disse.

Este foi um «programa em cheio» e que, na visão de Armindo Vicente, também mostrou a «união das Misericórdias algarvias».

«Nós fazemos um esforço e trabalhamos para estar muito presentes nas instituições, apoiando-as naquilo que mais precisam, seja a nível de orgânica, seja a nível jurídico. Isso obriga a muita disponibilidade, mas dá a entender a coesão que temos tido que muito me agrada e para a qual trabalhamos», reconheceu.

No final desta visita, Manuel de Lemos deixou uma certeza: o regresso ao Algarve está próximo.

«Levo daqui vontade de regressar. Muitas misericórdias pediram-me para ir ver os projetos deles e em breve voltarei», concluiu.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 

 



Comentários

pub