Governo dá novo apoio mensal de 30 euros a famílias mais pobres

Pagamento deste apoio será automático e será feito de forma trimestral

O ministro das Finanças Fernando Medina anunciou hoje que o Governo vai dar um novo apoio mensal de 30 euros às famílias mais pobres para compensar a subida do custo de vida.

Segundo Medina, o pagamento deste apoio será automático e será feito de forma trimestral, vigorando entre janeiro e dezembro deste ano.

Assim, prevê-se que o Governo pague em breve o apoio do primeiro trimestre.

Segundo a informação hoje dada no Ministério das Finanças, este apoio chegará a cerca de um milhão de agregados familiares e terá uma majoração de 15 euros por criança (chegando a 1,1 milhões de crianças e jovens).

No total, este apoio às famílias mais vulneráveis terá um custo de 580 milhões de euros.

A medida foi anunciada hoje numa conferência de imprensa conjunta dos ministros da Presidência, Mariana Vieira da Silva, Finanças, Fernando Medina, e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, que está a decorrer em Lisboa, para apresentar o novo pacote de ajudas para mitigar o aumento do custo de vida.

Na conferência de imprensa, o Governo também anunciou uma taxa de IVA de 0% para o cabaz alimentar essencial, bem como um aumento adicional de 1% para a função pública, entre outras medidas.

 

 



Comentários

pub