Em menos de uma hora, mais de 500 pessoas relataram ao IPMA ter sentido o sismo

Ao todo, foram 1200 as pessoas que reportaram ao IPMA ter sentido o sismo

Nem uma hora tinha passado do abalo e já mais de 500 pessoas tinham dado conta ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de que tinham sentido o sismo de 3.7 na escala de Richter registado esta madrugada, às 3h35, com epicentro a 4 quilómetros a Nordeste de Albufeira e com cerca de 29 km de profundidade.

No total, foram cerca de 1200 pessoas que preencheram o questionário macrossísmico online, para testemunhar que sentiram este abalo, cinco centenas das quais na primeira hora pós-sismo, revelou o IPMA.

Este sismo, que não causou danos, «foi sentido com intensidade máxima IV-V (MM56) nos concelhos de Albufeira e Loulé, e com menor intensidade em diversas outras localidades numa área abrangendo os concelhos de Faro, Lagoa, Portimão e Silves».

Segundo relatos de leitores do Sul Informação, que foi o primeiro jornal a noticiar o abalo, às 3h41, poucos minutos depois deste ocorrer, o sismo foi sentido nas zonas de Lagoa, Praia do Carvoeiro, Ferragudo, Portimão, Monchique, Silves, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Armação de Pêra, Albufeira, Paderne, Loulé, Almancil, Vilamoura, São Brás de Alportel, Faro, Montenegro, Olhão e Lagos.

Há também pessoas que sentiram mais a norte, no Alentejo, nomeadamente nas zonas de Ourique e Almodôvar.

Se sentiu o sismo, ainda pode ajudar o IPMA, que deseja cartografar a extensão dos efeitos dos sismos sentidos, preenchendo um pequeno questionário, disponível aqui.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub