André Gomes admite candidatar-se à RTA, PSD fala em «nepotismo»

João Fernandes, atual presidente da RTA, já anunciou que deixará o cargo em Junho

A decisão final não está tomada, mas «é uma possibilidade que se pode verificar». André Gomes admite que pode vir a ser candidato à presidência da Região de Turismo do Algarve.

A hipótese já foi criticada pelo PSD, em comunicado assinado por Cristóvão Norte, que recorda que se trata do «filho de Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, e marido de Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário».

Confrontado pelo Sul Informação sobre se é sua intenção candidatar-se, o diretor do Núcleo de Promoção, Animação e Informação Turística da RTA, cargo que ocupa desde 2018, respondeu: «vamos ver».

Segundo André Gomes, que é licenciado em Direito pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, de Portimão, há «agentes do setor que têm manifestado a sua opinião de que poderei ser o candidato».

Questionado acerca de quando é que tomará uma decisão final, André Gomes disse que, por enquanto, ainda é «extemporâneo» falar de timings. 

«As eleições são em Junho e estou focado nas minhas funções na RTA. Não vejo nenhum timing à vista, mas é uma situação que se pode verificar. Neste momento, não tenho nada firmado», acrescentou.

Num comunicado enviado às redações, o PSD/Algarve, que tornou pública esta possibilidade, já se insurgiu.

«Todos sabemos que é o PS que escolhe quem ocupa a presidência da RTA – por ter a esmagadora maioria dos autarcas – e estamos na iminência absurda de ver o PS colocar uma pessoa que não tem qualquer experiência, qualificação, currículo, que nada tem a ver ou a oferecer ao setor, apenas é filho da presidente da Câmara de Portimão e marido da presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve», diz Cristóvão Norte, líder do PSD/Algarve, neste comunicado.

O social democrata, que também é ele próprio filho de um político, no caso de Cristóvão Norte (pai), já falecido, histórico militante do PSD, deputado à Assembleia Constituinte e muitos anos parlamentar pelos social-democratas, fala mesmo em «nepotismo no seu expoente máximo».

«É preciso dizer basta. As instituições são para servir a comunidade, não podem ser destruídas pelas piores práticas que lhes retiram toda a credibilidade e colocam em causa o desempenho da sua missão. Esperamos que haja o mínimo de decência e se volte atrás», considera Cristóvão Norte.

«O PSD, neste e noutros processos, faz parte das soluções e não dos problemas, entendendo que o PS deve escolher alguém que seja reconhecido pelo agentes do setor e, nesse caso, o PSD não oporá qualquer objeção», acrescenta.

Em relação a estas acusações, André Gomes responde que «todos nós somos filhos ou maridos de alguém». «Essa questão do nepotismo não faz sentido nenhum, mas as pessoas são livres de fazer os comentários que bem entenderem», acrescentou.

O hipotético candidato à presidência da RTA diz ainda que, se avançar para uma candidatura, «nunca será» por razões familiares.

«Eu trabalhei na Região de Turismo do Algarve nos últimos cinco anos», depois de ter trabalhado dez anos no Turismo de Portimão.

João Fernandes, atual presidente da RTA, já anunciou que deixará o cargo em Junho, pelo que está aberta a guerra pela sua sucessão.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub