João Fernandes não se recandidata à Região de Turismo do Algarve

Segundo o responsável, o que o leva a que não se recandidatar é uma dúvida em relação à limitação de mandatos

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

João Fernandes não se vai recandidatar a um novo mandato como presidente da Região de Turismo do Algarve, anunciou o próprio esta sexta-feira, 3 de Março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). 

Em declarações aos jornalistas, João Fernandes confirmou a notícia já avançada pela Agência Lusa.

Segundo o responsável, o que o leva a que não se recandidatar é uma dúvida em relação à limitação de mandatos.

«Há três dias, realizou-se uma Assembleia Geral da Região de Turismo do Algarve, em que o ponto único era a intepretação da lei orgânica das entidades regionais de turismo que é dúbia em relação à limitação de mandatos», explicou.

João Fernandes é presidente da RTA desde Maio de 2018, mas no anterior mandato foi vice-presidente de Desidério Silva, o que levanta incertezas sobre a limitação de dois mandatos.

Havendo esta dúvida, o ainda líder da RTA adiantou que optou por não concorrer a um novo mandato, «preservando o bom nome da instituição, sendo o mais transparente possível».

Antes da decisão, João Fernandes disse que fez um pedido à Procuradoria-Geral da República, que o informou de que só responde a determinadas entidades, como o Governo, e também informou tanto a antiga secretária de Estado do Turismo (Rita Marques), como o atual titular da pasta (Nuno Fazenda).

Neste impasse – e aproximando-se as eleições (em Junho) – «achei que o mais transparente é deixar claro que não haverá problemas para a instituição, dando tempo à região para escolher os melhores», disse João Fernandes.

Em jeito de balanço, o ainda presidente da RTA disse que foi «uma honra trabalhar» para uma entidade que «representa todos os que trabalham para o turismo no Algarve.

«O saldo que faço é muito positivo», considerou, apesar de ter enfrentado, durante o mandato, o Brexit, a falência da Monarch e Thomas Cook, a pandemia, a guerra na Ucrânia e a inflação».

«Não há nada que não tenha acontecido e nós continuámos a crescer nos desígnios que queremos: no interior, na época baixa e de forma sustentável. É avassalador ver a dinâmica do turismo de natureza. Tenho muito orgulho no 365Algarve também», concluiu.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub