Portimão cede viaturas e terreno para construção de creche ao CHUA

Protocolos assinados ontem

A Câmara de Portimão assinou esta quinta-feira, 23 de Fevereiro, dois protocolos com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) para a cedência de duas viaturas e de um terreno para a construção de uma creche, na zona das Cardosas. 

«Os dois veículos, cedidos temporariamente pela autarquia, servirão a unidade de hospitalização domiciliária de Portimão do CHUA, um serviço alternativo ao internamento convencional para doentes cuja assistência médica pode ser prestada em ambiente familiar», explica a Câmara Municipal.

O projeto, iniciado em 2019 na unidade hospitalar de Faro, arrancou agora em Portimão, disponibilizando também aos utentes do barlavento um serviço de cuidados de saúde diferenciados e de proximidade, com assistência domiciliária a funcionar 24 horas por dia, apoio médico e de enfermagem em permanência, ou em prevenção, assegurado por uma equipa multidisciplinar.

Quanto ao protocolo relativo à cedência de um terreno com cerca de 5400m2, em regime de direito de superfície, a título gratuito e por um período renovável de 50 anos, destina-se à construção de nova creche na cidade de Portimão, no Alto da Boavista/Cardosas, por parte do CHUA.

Este é um investimento apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

No passado dia 23 de Janeiro, o Município de Portimão estabeleceu um acordo de cooperação com o CHUA, referente à nova resposta da Equipa Comunitária de Saúde Mental de Portimão e Lagoa (ECSM) e da Unidade de Psicogerontologia do centro hospitalar algarvio, que está a funcionar em instalações do antigo Centro de Saúde de Portimão.

Enquanto a autarquia é responsável pela renda do imóvel e pelos equipamentos da estrutura, cabe ao CHUA assegurar os recursos humanos e os materiais necessários para atividades de reabilitação e procedimentos de enfermagem.

Entre outras valências, o novo espaço conta com um gabinete de enfermagem, três gabinetes para consultas e uma sala de atividades para grupos, funcionando durante os dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00.

 

 



Comentários

pub