Portimão já tem instalações para a Equipa Comunitária de Saúde Mental

A Saúde Mental passa a ter melhores condições para dar resposta às necessidades da comunidade

Ministro da Saúde com equipa de Psiquiatria e presidentes da Câmara, CHUA e ARS – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

A Equipa Comunitária de Saúde Mental de Portimão e Lagoa e a Unidade de Psicogerontologia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) já têm instalações em Portimão, que foram visitadas na segunda-feira pelo ministro da Saúde, durante o seu périplo pela região.

As instalações, que em breve estarão de portas abertas, ficam junto ao Hospital de São Camilo, unidade da Santa Casa da Misericórdia de Portimão, proprietária do espaço. Foi a Câmara Municipal portimonense que as arrendou à Misericórdia, para as ceder ao CHUA, ao abrigo de um Acordo de Cooperação, aprovado em reunião de Câmara de dia 4 de janeiro deste ano.

Maria do Carmo Cruz, diretora do Serviço de Psiquiatria do CHUA e coordenadora regional da Saúde Mental salientou, em declarações ao Sul Informação, a importância destas instalações, que permitem aproximar aqueles serviços da população.

O Município de Portimão, no âmbito do acordo, assegura não só as instalações como as obras realizadas para a organização do espaço, e ainda todos os recursos materiais e as despesas inerentes ao bom funcionamento do equipamento.

Cabe ao CHUA assegurar os recursos humanos afetos a esta resposta e os materiais necessários para atividades de reabilitação e procedimentos de enfermagem.

Fazem parte dos objetivos da Equipa Comunitária de Saúde Mental «promover a reabilitação e reintegração das pessoas, desenvolver estratégias de promoção da saúde mental e prevenção da doença; organizar um programa integrado para doentes mentais graves; avaliar e intervir em situações de crise para além de assegurar a consulta externa desenvolvida pelos vários profissionais, psiquiatra, psicóloga, enfermeiro, assistente social e terapeuta ocupacional e o serviço de psicoterapias e acompanhamento psicológico individual, psicoterapia de grupo; bem como a visita domiciliária e intervenções comunitárias centradas no utente».

 

Entrada para as instalações dos novos serviços – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

A Unidade de Psicogerontologia, por seu lado, irá desenvolver «estratégias para diagnóstico precoce de demência; assegurar aos utentes/família com diagnóstico estabelecido de demência o acesso a serviços habilitados e os cuidados adequados e ajustados à sua situação e também assegurar a prestação de cuidados de qualidade; facilitar a reintegração socio familiar; capacitar o cuidador informal/formal/família alargada de estratégias para cuidar do utente com demência, ao longo da evolução da patologia».

Outro melhoramento visitado pelo ministro da Saúde, este no hospital de Portimão, é a Sala Snoezelen, a primeira a ser criada numa unidade do Serviço Nacional de Saúde em todo o Algarve.

Ana Ventura, responsável pelo Serviço Social do CHUA, explicou ao Sul Informação que essa sala irá apoiar a fisioterapia, a pediatria, as crianças autistas, doentes oncológicos ou com AVC e mesmo os colaboradores do próprio Centro Hospitalar. O projeto passa ainda por «integrar os doentes de Saúde Mental».

Esta Sala Snoezelen, que se destina a estimulação multissensorial, resulta de uma candidatura ao programa «Bairros Saudáveis», feita pelo Serviço Social do CHUA em conjunto com a Associação Elos de Esperança, que integra os voluntários do hospital de Portimão.

«Entre 700 e tal candidaturas, depois reduzidas a 300, a nossa foi uma das escolhidas», acrescentou Ana Ventura.

O projeto conta ainda com as parcerias do CHUA, da Casa do Povo e da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, bem como do CASLAS, do ISMAT e do Instituto Piaget.

A saúde mental é considerada pelo Governo como uma área prioritária no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação  e Filipe da Palma | CMP

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub