Portimão recebe evento dedicado às Soluções Baseadas na Natureza

Portimão vai acolher o polo português de uma rede internacional, cujo diretor é Américo Mateus, do ISMAT

Museu de Portimão – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Especialistas internacionais vão estar no Museu de Portimão entre os dias 26 e 28 de Janeiro, para participar no evento de lançamento oficial do Nature Based Solution Hub Portugal, cujo diretor é Américo Mateus, docente e investigador da área de Design do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT).

Este será o polo de uma rede europeia de Soluções Baseadas na Natureza (NBS na sigla em inglês), que nasce do projeto Urbinart, do qual o ISMAT e Américo Mateus foram parceiros, em conjunto com a Network Nature e com o apoio do Município de Portimão.

O NBS HUB Portugal «é um espaço de encontro que reúne especialistas em Soluções Baseadas na Natureza, cidadãos, municípios, associações, investigadores, empresas e profissionais e visa ser uma plataforma de partilha de boas práticas e conhecimentos», segundo a Câmara de Portimão.

«O objetivo é promover uma cidadania ativa através da participação para o reconhecimento da importância das Soluções Baseadas na Natureza, bem como a criação de redes cooperativas para a implementação de boas práticas em todo o território nacional, nomeadamente através do acesso às linhas de financiamento europeias e mundiais», acrescentou.

Ainda segundo a autarquia, as NBS «procuram a proteção, regeneração e a valorização dos ecossistemas, assim como o seu desenvolvimento e gestão sustentáveis».

Portimão associa-se a este projeto «visando criar oportunidades de cooperação local em torno do ambiente e da sustentabilidade».

As inscrições (gratuitas) deverão ser efetuadas através deste link.

 

 

 



Comentários

pub