Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara de São Brás de Alportel vai assumir novas competências na área da saúde no início de Fevereiro, entre as quais responsabilidades pela manutenção e gestão das infraestruturas do Centro de Saúde local, ao abrigo de um acordo assinado ontem, dia 19, no Ministério da Saúde, em Lisboa.

A autarquia assume estas novas responsabilidades no dia 1 de Fevereiro, na sequência do processo de descentralização que está em curso e «após negociações entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e o Governo». Em causa estão competências que até agora eram da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

O município de São Brás de Alportel «ficará oficialmente responsável pela gestão, manutenção e conservação dos edifícios e seus espaços exteriores, bem como, por seis funcionários assistentes operacionais».

Banner lateral albufeira

A Câmara também vai avançar com a requalificação do Centro de Saúde, através de uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de cerca de 300 mil euros, «sem nunca perder de vista outra ambição, a da construção de uma renovada Unidade de Saúde Familiar» em São Brás de Alportel.

Com as novas competências, «a autarquia reforça a sua parceria estratégica com o Serviço Nacional de Saúde nos programas de prevenção de doença, elaboração da Estratégia Municipal de Saúde e ainda a criação do Conselho Municipal de Saúde».

«Acreditamos que com este aprofundamento das responsabilidades do Município de São Brás de Alportel ajudaremos a melhorar as condições para os utentes e profissionais, numa estratégia de prestação de serviços de saúde de maior proximidade e eficiência», acredita Vítor Guerreiro, presidente da Câmara.

O ato formal de assinatura do Auto de Transferência, que teve lugar no Ministério da Saúde, foi formalizado entre Manuel Pizarro, ministro da Saúde, Vitor Guerreiro e Paulo Morgado, presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve.

 

 



Banner lateral albufeira
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - São Brás de Alportel tem uma nova Carta Social

São Brás de Alportel quer tornar-se num território mais inteligente e sustentável

Sul Informação - São Brás de Alportel inicia segunda fase da recolha seletiva de biorresíduos

São Brás de Alportel inicia segunda fase da recolha seletiva de biorresíduos

Sul Informação - Um em cada seis portugueses têm insuficiência cardíaca e 90% nem sequer sabe

“Coração em Boas Mãos” promove saúde cardíaca junto dos farenses