Assembleia Intermunicipal aprova orçamento da AMAL e moções do PSD e PS

CDU também apresentou duas moções, mas estas foram rejeitadas

O Orçamento da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve para 2023, que ronda os 4,8 milhões de euros, bem como três moções, duas apresentadas pelo PS e a outra pelo PSD, foram aprovadas na mais recente Sessão Ordinária da Assembleia Intermunicipal, que decorreu na segunda-feira, dia 19, em Loulé.

Em sentido inverso, a CDU viu rejeitadas duas moções.

No que toca ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano da comunidade intermunicipal algarvia, têm como áreas prioritárias o Ambiente e a Mobilidade, mas também têm em conta o facto de 2023 ser o ano de início de um novo período de programação europeia.

No próximo ano, a AMAL vai «dar continuidade ao trabalho de reabilitação e otimização das redes de abastecimento em baixa, com vista à redução de perdas reais de água, e quando já foram aprovadas as primeiras candidaturas relacionadas com esta medida».

«Este é um projeto coordenado pela Comunidade Intermunicipal, que prevê um investimento de 35 milhões de euros, e que integra o pacote de investimentos, no âmbito do PRR, para a eficiência hídrica do Algarve. Ainda na área ambiental, será, igualmente, dado seguimento ao Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas e assume, também, particular importância a cogestão dos Parques Naturais da Ria Formosa e do Sapal de Castro Marim», segundo a AMAL.

No campo da mobilidade, será introduzido o Passe Intermodal e será dada continuidade a outras medidas que «afirmam o papel» da AMAL enquanto Autoridade Regional de Transportes.

 

 

Além do Orçamento e do Plano de Recrutamento e Mapa de Pessoal, foram votadas e aprovadas na mesma reuniões as moções “Preço das portagens no Algarve viola a lei” (PSD) e “Garantir água é garantir o nosso futuro” e “Hospital Central do Algarve é preciso avançar” (PS).

A CDU viu chumbadas as moções “Pelo direito à saúde. Atrair e fixar profissionais no Serviço Nacional de Saúde. Combater o assalto dos grupos privados de saúde” e “Pelo fim das portagens na Via do Infante”.

A sessão serviu ainda para apresentar a proposta para a implementação de uma Taxa Turística no Algarve, no valor de 2 euros.

Também foi aprovado um voto de pesar e cumprido um minuto de silencio em memória da artista ClaudIsabel, natural de Loulé, que morreu no dia 19 de madrugada num acidente de viação.

A reunião de segunda-feira juntou 47 deputados das várias forças políticas representadas nas 16 assembleias municipais do Algarve.

Desde que foi instalada, a Assembleia Intermunicipal já realizou sessões em 4 municípios da região (Faro, Lagoa, Vila Real de Santo António e Loulé), no âmbito do roteiro da Assembleia Intermunicipal em Movimento, «uma iniciativa que o presidente da Assembleia, José Águas da Cruz, tem vindo a concretizar durante o seu mandato, de descentralizar a realização destas sessões, por forma a levar a Assembleia a todos os algarvios».

As reuniões da Assembleia Intermunicipal da AMAL acontecem duas vezes por ano, tendo a próxima ficado agendada para Abril de 2023, no Município de Lagos.

 

 

 



Comentários

pub