AMAL propõe taxa turística de 2 euros em todos os concelhos do Algarve

Proposta está em estudo

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Os municípios do Algarve estão a estudar a introdução de uma taxa turística única, a nível regional, de 2 euros. A proposta foi apresentada na segunda-feira, dia 19, aos deputados da Assembleia Intermunicipal, um órgão da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, e «está, neste momento, em análise».

Antes deste passo, a proposta já tinha sido apresentada aos 16 presidentes de Câmara do Algarve, numa reunião do Conselho Intermunicipal da AMAL, em Novembro.

A ideia que está em cima da mesa «prevê a implementação da taxa em todos os concelhos da região e para todas as tipologias, assim como uma discriminação positiva na época baixa (a ser cobrado metade do valor proposto)», segundo a AMAL.

«Para além disso, prevê que uma parte das receitas venha a ser aplicada em cada município e a outra parte reverta para a criação de um “fundo regional” para promoção turística (ligações aéreas em época baixa) e para animação turística (grandes eventos internacionais)», acrescentou a mesma entidade.

Na segunda-feira, esta ideia foi apresentada aos deputados intermunicipais por João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, Daniel do Adro, presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA), e Hélder Martins presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), entidades que, com a AMAL, compõem a comissão que irá decidir qual o modelo a implementar.

 

 



Comentários

pub