Vírgula d’Interrogação é uma nova editora que promete um olhar diferente

Primeiro livro editado é «Camões: 10 ilustradores deram vida a 10 sonetos do poeta

Vírgula d’Interrogação é uma nova editora em Portugal, com raízes no Algarve, apresentada no dia 29 de outubro, no espaço do Jardim Botânico da Ajuda, em Lisboa.

Diana Almeida, médica obstetra em Faro, há muito ligada ao mundo da escrita por paixão, e Isa Silva, designer gráfica e ilustradora, residente em Lisboa e atual presidente da Associação Urban Sketchers Portugal, são os rostos mais visíveis da editora Vírgula d’Interrogação.

Como afirma a responsável pela coordenação editorial, Diana Almeida, «a Vírgula d’Interrogação nasce da frustração que as montras nos trazem: formas, capas, títulos, nomes… tão iguais, tão repetidos. Depois há os livros que não estão, porque deixaram de existir, deixaram de SE vender ou nem mereceram a aposta nacional que os publicaria traduzidos. E assim nos sentimos frustradas. Da frustração à decisão de operar mudança nos nossos próprios termos, foi uma distância curta e assim nasceu a nossa editora».

O conceito central da Vírgula d’Interrogação é a «disrupção com a norma estabelecida» e isto aplica-se a tudo: ao livro-objeto, ao seu aspeto, ao conteúdo e às vozes que o escrevem.

Com muitas ideias, o conceito para começar foi dar vida à ideia de «Poesia Gráfica». Num paralelismo com a novela gráfica, o texto poético é traduzido em imagens, instantâneos do sentir que o texto produziu no artista, resultando, para cada texto, uma viagem visual que o enriquece.

A exploração do conceito de Poesia Gráfica começou com Camões. «Porque Camões é o poeta de Portugal e está enraizado em cada um de nós, esta adaptação gráfica de dez sonetos mostra mais das suas potencialidades, pois não só enriquece o texto, como o atualiza e enaltece uma qualidade intrínseca à poesia, que é a sua intemporalidade», afirma Diana Almeida.

Segundo Isa Silva, responsável pela coordenação gráfica, «interpretar graficamente Camões e alguns dos seus mais belos poemas não é tarefa fácil. Quando olhamos para a capa, encontramos um Camões de costas, misterioso, mas que, ao mesmo tempo, nos convida a descobrir este livro que inaugura a coleção Poesia Gráfica da recém-lançada editora Vírgula D’Interrogação».

Pelo traço e cores de dez ilustradores, juntou-se um caminho gráfico que se espera faça jus ao peso desta homenagem.

Alexandre Esgaio, Ana Ramos, Bruno Vieira, Cátia Oliveira, Filipe Goulão, Isa Silva, Isabel Alegria, Olga Neves, Rosário Félix e Vicente Sardinha foram os dez ilustradores convidados para criar cinquenta ilustrações que tornam «Camões» num livro único e repleto de diversidade visual. Esta é a homenagem da Vírgula D’Interrogação a um dos nossos grandes criadores do mundo da palavra.

Abordar com originalidade é um dos lemas da «Vírgula D’Interrogação», o que ainda confere um q. b. extra de responsabilidade.

«Camões» está à venda nas principais livrarias online e no website da editora, clicando aqui.

 

 



Comentários

pub