Portugal conquista medalha de bronze no Mundial de Vela Adaptada

“Foi uma semana intensa, de muito trabalho, mas acima de tudo de muita aprendizagem, aquisição de novos conhecimentos e de grande companheirismo”

A dupla portuguesa Guilherme Ribeiro e Pedro Câncio Reis conquistou o 3.º lugar no Campeonato do Mundo de Vela Adaptada, que decorreu entre os dias 23 e 27 de novembro, em Omã, com a participação de 26 barcos e 15 nacionalidades.

Portugal foi representado nesta competição, de RS Venture Connect, pelos atletas Guilherme Ribeiro, do Iate Clube Marina de Portimão, e Pedro Câncio Reis, do Clube Naval de Cascais, acompanhados pelo treinador Luís Brito (coordenador do projeto Vela Solidária).

Os velejadores portugueses alcançaram o apuramento para as finais, na categoria “2 Sailors with a Minimal Disability”, ao vencer a última regata das eliminatórias.

Defrontaram, assim, na grande final a Polónia, Suécia, França, Grécia e Canadá. O ouro foi entregue aos polacos Piotr Cichcoki e Olga Gornas-Grudzien e o 2.º lugar foi conquistado pelos gregos Vasilis Christoforou e Theodoros Alexas.

Nas palavras de Guilherme Ribeiro, “foi uma semana intensa, de muito trabalho, mas acima de tudo de muita aprendizagem, aquisição de novos conhecimentos e de grande companheirismo”.

A representação portuguesa contou com o apoio da Teia D’Impulsos, Iate Clube Marina de Portimão, Associação Portuguesa da Classe Hansa, Federação Portuguesa de Vela, Associação Regional de Vela do Sul, World Sailing e dos Municípios de Portimão e Cascais.

A Vela Solidária é um projeto de cariz social – da Associação Teia D’Impulsos – que, através da prática da Vela, promove a integração social, auto estima, tolerância e superação em crianças ejovens desfavorecidos além da mobilidade e autonomia de pessoas portadoras de deficiência, no sentido de elevar a sua qualidade de vida através do desporto.

Atualmente, o projeto desenvolve atividades em Portimão, Lagos, Lisboa e Porto, abrangendo cerca de 400 beneficiários diretos.

 

 



Comentários

pub