Loulé renova protocolo para construção do Comando Territorial da GNR de Faro

Futuras instalações vã funcionar na “cidadela” da Proteção Civil e Segurança de Loulé, junto ao nó da A22

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

As novas instalações do Comando Territorial da GNR no distrito de Faro vão mesmo ser construídas em Loulé. Para que a obra avance, a Câmara Municipal de Loulé, a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana (GNR) renovaram esta terça-feira, 15 de Novembro, o protocolo de colaboração.

Para Vítor Aleixo, presidente da autarquia louletana, esta renovação «frisa o compromisso de continuar a trabalhar de forma séria e empenhada em prol da população».

A decisão de instalar o Comando Territorial da GNR de Faro em Loulé foi tomada em 2018, só que, de acordo com Vítor Aleixo, «as coisas complicaram-se muito com a pandemia e não andaram à velocidade desejada, mas, agora, há uma renovada vontade no sentido de cumprir os prazos».

Ao Sul Informação, o edil explicou que o próximo passo é a realização do projeto e só depois será possível definir prazos para o começo da obra e estimar o investimento necessário.

O futuro Comando Territorial funcionará na “cidadela” da Proteção Civil e Segurança de Loulé, junto ao nó da A22, onde já se encontra o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil, o Corpo de Bombeiros Municipais, o heliporto e, em breve, os serviços do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

«Com o protocolo que hoje foi renovado, damos um passo significativo nos objetivos de melhorar as infraestruturas e as condições de exercício digno da atividade operacional das forças de segurança», frisou o ministro da Administração Interna José Luís Carneiro.

Na cerimónia de assinatura do protocolo, o governante realçou ainda que, nos últimos anos, tem vindo a ser feito um grande investimento na reabilitação dos quartéis da GNR no Algarve. É o caso do quartel de Lagos, da construção de raiz do Posto de Almancil, inaugurado em 2020, e da reabilitação do de Quarteira.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Em curso, estão ainda os projetos de execução para a construção do novo posto de Olhos de Água, em Albufeira, o projeto para a construção do novo quartel de Aljezur e a construção do novo posto de Vila Real de Santo António, em Monte Gordo.

«São estes investimentos que contribuem para consolidarmos uma imagem que demorou muito tempo a construir: a de que continuamos a ser, no país e também no Algarve, um dos sítios mais pacíficos do mundo», afirmou o ministro José Luís Carneiro.

Durante a cerimónia, Vítor Aleixo realçou ainda que, nos últimos anos, Loulé tem contribuído «de forma ativa» para a manutenção dos níveis de segurança do concelho e da região, uma vez que «a segurança, proteção bem-estar dos cidadãos é um dos direitos e fundamentais pilares da democracia».

A decisão de mudar o Comando Territorial da GNR da capital de distrito para Loulé foi tomada devido às «deficientes condições de instalação» atuais, acrescentou o autarca louletano.

Em 2018, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, questionado sobre se a transferência do Comando Territorial para Loulé representaria uma perda de importância de Faro no panorama do Algarve, desvalorizou a questão.

«Não me parece que a importância de Faro vá por aí. É importante ter cá serviços do Estado, mas, se a importância de Faro se medir assim, então estamos mal», considerou Rogério Bacalhau na altura.

O Comando Territorial da GNR funciona, atualmente, no Largo de São Sebastião, na capital algarvia, num edifício secular.

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação



Comentários

pub