Café Calcinha já tem interessados e vai reabrir «até ao Natal»

Quem ficar a explorar o Calcinha, tem também de apresentar uma programação cultural

O Café Calcinha, espaço emblemático da cidade de Loulé que está fechado desde há meses, vai «reabrir até ao Natal», prevê a Câmara Municipal. 

A novidade foi avançada esta terça-feira, 25 de Outubro, numa conferência de imprensa de balanço do 1º ano do último mandato do executivo municipal chefiado por Vítor Aleixo.

O facto de o Calcinha estar fechado já há alguns meses tem sido alvo de muitas críticas.

Depois de um primeiro concurso não ter tido quaisquer propostas de concessão, um novo concurso acabou por conseguir dois interessados.

Para tal, considerou David Pimentel, vereador com o pelouro das Atividades Económicas, contribuiu a sessão de apresentação e esclarecimento, realizada a 21 de Setembro, acerca do concurso público de concessão.

 

David Pimentel – Foto: Pedro Lemos | Sul Informação

 

«Acreditávamos que havia interessados que, provavelmente, não tinham apresentado propostas por não conhecerem e resolvemos abrir as portas do Calcinha», disse.

Na opinião deste responsável, a sessão «tirou muitas dúvidas» até porque as pessoas puderem ver «o estado do Calcinha: totalmente equipado, mobilado, com loiça».

O café foi, de resto, alvo de obras ao nível das estruturas para evitar infiltrações e a degradação do edifício.

Quem ficar a explorar o Calcinha tem também de apresentar uma programação cultural, porque o objetivo da autarquia é que este seja um café diferente, alinhado com os valores da tertúlia que sempre o caracterizaram.

O Calcinha faz parte da Rota dos Cafés com História de Portugal. O espaço era frequentado pelo poeta António Aleixo e a sua figura está perpetuada à porta do Calcinha, numa estátua em sua memória.

Aquele espaço foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal em 2012 e, em 2014, adquirido pela autarquia. Depois de obras de requalificação, reabriu em 2017.

 



Comentários

pub