Olhão debateu mobilidade com especialistas

Vereador Ricardo Calé anunciou que o município concorreu a linha de financiamento para melhorar acessibilidades de acesso a passeios e passadeiras na Avenida D. João VI

A Semana da Mobilidade, que terminou na passada sexta-feira, 23 de Setembro, levou a Olhão vários especialistas para debater estas questões.

Um deles foi José Gomes Mendes, antigo secretário de Estado e doutorado em Planeamento Territorial com passagem por algumas das universidades mais conceituadas do mundo.

José Gomes Mendes marcou presença na sessão de encerramento da Semana da Mobilidade em Olhão, onde falou sobre a noção da cidade de 15 minutos, um conceito urbano residencial no qual a maioria das necessidades diárias pode ser atendida a pé ou de bicicleta a partir das casas dos moradores, em 15 minutos.

O especialista debateu outras questões da mobilidade, como os transportes públicos, e como elas afetam a qualidade de vida dos habitantes das cidades.

Na ocasião, o vereador Ricardo Calé aproveitou para «projetar as grandes conclusões» do evento, destacando que «facilitar a circulação para quem tem mobilidade condicionada é uma prioridade».

Em termos mais práticos, o autarca anunciou que o município concorreu a uma linha de financiamento de 500 mil euros, para melhorar as acessibilidades de acesso a passeios e passadeiras na Avenida D. João VI.

Ao mesmo tempo, as duas grandes intervenções que estão a acontecer em Olhão (Avenida 16 de Junho e Estrada de Quelfes), passarão a contar com vias clicáveis nos passeios.

Ricardo Calé adiantou, também, que o município concorreu a verbas comunitárias para os bairros sociais digitais – nestas intervenções, os bairros vão ser dotados de medidores de ruído e de dióxido de carbono, que vão medir o impacto ambiental da forma como nos locomovemos nesses bairros e na cidade em geral.

Em termos de iniciativas da Semana da Mobilidade, foram destacadas, por exemplo, a Carta de Condução Juvenil, que levou mais de 500 crianças ao Auditório da Quinta de Marim, para participarem na iniciativa dinamizada pela DECO sobre o cumprimento das regras de trânsito.

A Polícia Municipal também criou a Escolinha de Trânsito Móvel, «cujo sucesso a transformou em iniciativa permanente, que será levada no futuro a todas as escolas do concelho», diz a autarquia.

A Semana da Mobilidade serviu, também, de mote ao Município para lançar dois novos sinais de trânsito, que já podem ser vistos em vários locais do concelho, e que pretendem alertar condutores e peões: um sinal de zona exclusiva dedicada a peões, onde os condutores de velocípedes são convidados a saírem dos veículos e a circularem somente a pé, e um sinal de fruição conjunta de veículos e pessoas, que pretende chamar a atenção dos veículos motores para o facto de se encontrarem numa zona onde também circulam peões, crianças, o que requer atenção redobrada.

Finalmente, Ricardo Calé destacou, ainda, a criação da Comissão Municipal de Trânsito e a chegada a Olhão das bicicletas elétricas partilhadas.

A Semana da Mobilidade de 2023 começou já a ser preparada.

 



 

Comentários

pub