UAlg abre candidaturas para Prémio Manuel Gomes Guerreiro

Manuel Gomes Guerreiro foi o primeiro reitor da UAlg

A Universidade do Algarve (UAlg) tem candidaturas abertas, até 1 de Julho, para o Prémio Manuel Gomes Guerreiro que vai galardoar uma obra publicada, livro ou tese de doutoramento que contribua para o desenvolvimento científico numa das áreas de conhecimento da Academia.

Organizado pela Universidade do Algarve, com o patrocínio das Câmaras de Loulé e Faro, o prémio tem um valor de 10 mil euros. Depois de dois anos de interregno, devido à pandemia, regressa agora para a sua segunda edição.

Presidido pelo vice-reitor para a investigação e cultura da UAlg Nuno Bicho, o júri da edição de 2022 é composto por Francisco Louçã, professor catedrático de Economia no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa, Helena Pereira, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Luís Raposo, arqueólogo e presidente do ICOM Europa, Maria do Carmo Fonseca, professora catedrática na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Maria Eduarda Gonçalves, professora catedrática no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, e Zita Vale, professora coordenadora principal do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico do Porto.

A concurso serão admitidos todos os autores de qualquer nacionalidade, procurando-se, particularmente, estimular os jovens investigadores.

Cada candidato só poderá submeter um trabalho que tenha sido publicado no ano de edição do concurso ou no ano antecedente, e que não tenha sido premiado anteriormente. Caso o candidato se apresente ao concurso com uma tese de doutoramento, esta só será aceite se estiver concluída.

Os trabalhos apresentados a concurso têm que ser obrigatoriamente redigidos em língua portuguesa ou inglesa.

O prémio será entregue em Dezembro, na cerimónia pública do Dia da Universidade.

Para saber como concorrer, clique aqui.

O “Prémio Professor Manuel Gomes Guerreiro” foi apresentado publicamente no dia 24 de janeiro de 2019, altura em que o reitor da UAlg, Paulo Águas, lembrou que «as instituições têm que ter memória para ter futuro», recordando Manuel Gomes Guerreiro, professor, investigador e primeiro reitor da Universidade do Algarve.

Na primeira edição foi atribuído a Paulo Henrique Faria Nunes, académico brasileiro, pela obra “A Institucionalização da Pan-Amazônia”.

 



 

Comentários

pub